Prepare a pipoca e escolha a tela de preferência! A 25a Mostra de Cinema de Tiradentes está quase encerrando, mas ainda dá tempo de aproveitar a diversificada programação cinematográfica. Na noite desta sexta-feira, dia 28 de janeiro, penúltimo dia do evento, ganham relevo os longas da Mostra Aurora, Olhos Livres, Praça, Valores e Mostra à meia-noite levarei sua alma. Os filmes podem ser acessados gratuitamente na plataforma oficial do evento www.mostratiradentes.com.br.

Mostra Olhos Livre e Mostra Valores

Duas exibições estão programadas para às 18 horas. Pela Mostra Olhos Livres o público poderá acompanhar a pré-estreia nacional do longa “Os primeiros soldados”, do diretor Rodrigo de Oliveira. A produção se passa em Vitória, no início dos anos 1980, quando dos primeiros casos de HIV na comunidade Lgbtqia+. Filme de beleza plástica e com um tempo de montagem absolutamente singular, a performance das atrizes e atores se sedimenta em uma emoção eminentemente física no estado dos corpos, na imagem dos corpos e na relação entre esses corpos. O longa ficará disponível até às 18 horas, de sábado, dia 29, pelo link: https://mostratiradentes.com.br/filme/os-primeiros-soldados/.

E a Mostra Valores exibe o documentário “Chico Curió: vocês fazem parte do meu show”, dos diretores Daniel Schwarz e Theo Guarnieri. O filme retrata a história do artista, músico, compositor e seresteiro Francisco Trindade da Silva, o Chico Curió de Tiradentes/MG. Nos cinco blocos do filme, vivenciamos a musicalidade e elementos do cotidiano do artista, que fala sobre seu processo de composição e sua trajetória autodidata pela música, revive suas memórias, mostra sua relação com o desenho, visita amigos, faz sua seresta com o grupo “Trio Curió” e apresenta quatro composições originais para violão. O sinal para o filme ficará aberto até às 18 horas, de sábado , dia 29. Para acompanhar basta acessar: https://mostratiradentes.com.br/filme/chico-curio-voces-fazem-parte-do-meu-show/.

Mostra Praça

Às 19 horas, na Mostra Praça recebe a pré-estreia nacional do longa “Lutar, lutar, lutar”, dos cineastas Sérgio Borges e Helvécio Marins. O filme conta a história do Clube Atlético Mineiro, da sua fundação até a conquista da Taça Libertadores da América, em 2013. A produção tem o fascínio da camisa, a popularidade do clube e um histórico importante de preocupação com as questões da sociedade para além dos campos. “Lutar, lutar, lutar” poderá ser visto até às 19 horas de sábado, dia 29, no link https://mostratiradentes.com.br/filme/lutar-lutar-lutar/. Logo após a sessão, às 21 horas, o público poderá participar do bate-papo ao vivo com os diretores da produção, com mediação de Tatiana Carvalho Costa, curadora de curtas da 25a Mostra Tiradentes.

Mostra Aurora

Na noite de sexta-feira, a Mostra Aurora apresenta dois filmes em pré-estreia mundial. Às 20 horas, será exibido “Bem-vindos de novo”, do diretor Marcos Yoshi. Trata-se de um documentário autobiográfico que, se valendo da força dos arquivos pessoais e de filmes de família em VHS, vai mergulhar na história do próprio diretor, que está atrelada a percursos de migração entre o Brasil e o Japão. Nesse mergulho na história familiar, o pessoal ultrapassa a fronteira da mera biografia e da intensidade das dinâmicas familiares para apontar para trabalhadores que atravessam fronteiras e têm a sua narrativa de vida atrelada ao mundo do trabalho. O público terá a oportunidade de assistir o longa até às 20 horas de sábado, dia 29, através do link https://mostratiradentes.com.br/filme/bem-vindos-de-novo/.

A segunda sessão, às 22 horas, traz “Grade”, do cineasta Lucas Andrade. No pêndulo entre fabulação e documentário, entre observação e intervenção na ordem do mundo visível, o filme acompanha a vida de detentos em uma prisão com um esquema de reclusão alternativa. O filme ficará disponível até às 22 horas do dia 29 no link https://mostratiradentes.com.br/filme/grade/.

Para fechar as exibições do penúltimo dia da Mostra Tiradentes, às 24 horas, uma das novidades desta edição do evento, a Mostra à meia-noite levarei sua alma apresenta a ficção “Extremo Ocidente”, do diretor João Pedro Faro. O filme é um experimento de som e imagem entre o horror e o cinema de invenção brasileiro. Faro é um jovem cineasta que já conta alguns filmes no curriculum, possui uma sensibilidade singular no cinema contemporâneo, um gosto pelo horror e o experimental e tem ideias criativas sobre a imagem e som. O sinal para “Extremo Ocidente” ficará aberto até às 24h de sábado, dia 29. Acesse: https://mostratiradentes.com.br/filme/extremo-ocidente/.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL,  COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, , CAFÉ 3 CORAÇÕES,

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA