Data: 28 a 30 de jan de 2021 | quinta a sábado | 10h às 13h

Carga horária: 9 horas

Vagas: 20

Faixa etária: a partir de 18 anos

Objetivo:


O laboratório pretende ser um ponto de partida para pessoas de todas as áreas que desejam transformar uma ideia em um projeto audiovisual estruturado, pronto para ser apresentado em editais.

 

Conteúdo Programático:


1º encontro
Longa, curta, série, telefilme: qual formato mais se adequa a sua idéia? As etapas de realização de um filme:
o projeto, a captação, a pré-produção, produção, pós-produção e distribuição. Os caminhos para viabilização.
Proposta de escrita de logline e sinopse.

2º encontro
Os participantes apresentam seus projetos. Conversa coletiva sobre cada projeto, estratégias e caminhos a serem
percorridos. Estudos de casos: apresentação de projetos de filmes já realizados. Proposta de escrita de justificativa, estratégias de abordagem, eleição de objetos e público-alvo.

3º encontro
Como preparar o orçamento, o cronograma e o projeto final para captação. Aprofundamento dos pontos fortes e dificuldades de cada projeto. Conversa sobre ações e estratégias para a realização.

 

Mini Currículo da instrutora


Maria Flor Brazil é mestre em Comunicação Social pela ECO-UFRJ, professora na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e atua no audiovisual há cerca de 20 anos. É Produtora Executiva dos longa-metragens “O Índio Cor-de-Rosa Contra a Fera Invisível: a Peleja de Noel Nutels” (Dir. Tiago Carvalho, 2020), vencedor de 3 prêmios no Festival de Biarritz 2020 e 5 prêmios em outros festivais, “Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil” (Dir. Carolina Benjamin, 2019), da série “FRONTEIRAS FLUIDAS” (Dir. Mariana Fagundes, 2018). Foi também Diretora de Produção dos longa-metragens “Mr. Sganzerla  – Os Signos da Luz” (vencedor de Melhor Filme e Prêmio da Crítica no Festival É Tudo Verdade 2012) e “Estrada Real da Cachaça” (Melhor doc no Festival do Rio e Festival de Mar Del Plata 2008). Atua também como curadora, tendo integrado o comitê de seleção do edital RUMOS – Itaú Cultural 2015/2016.