Data: 25 a 29 de jan de 2021 | segunda a sexta | 15h às 18h

Carga horária: 15 horas

Vagas: 20

Faixa etária: a partir de 18 anos

Objetivo:


Aprender conceitos básicos da escrita de um roteiro de curta-metragem. Analisando modelos clássicos e contemporâneos da linguagem curta do audiovisual. Escrever um roteiro de curta-metragem a partir das ferramentas colocadas em cada aula.

 

Conteúdo Programático:


Encontro 1

  • História e Conflito (tipos de conflito)
  • Ideia e os processos para chegar a ideia
  • Questões básicas de narrativa
  • Premissa, storyline, tema
  • Ensinar formato de roteiro

Exercício 1: Assistir um curta e escrever o roteiro desse curta (de forma livre)

Exercício 2: Storyline, premissa, tema das ideias dos alunos. Quem não tem ideia, podemos partir de storyline de uma notícia de jornal ou imagem.

 

Encontro 2 

  • Estrutura clássica (3 atos)
  • Outros tipos de estrutura/narrativa. (moderna, pós moderna, contemporânea, anti dramática, minitrama, antitrama)
  • Jornada do herói  x jornada da virgem 
  • Pontos de virada
  • Beats

Assistir um curta clássico e um contemporâneo. E analisar as diferenças.

Exercício de escrita: A partir de um argumento de uma cena de um parágrafo, os alunos irão escrever a mesma cena em dois formatos: clássico e contemporâneo. (Sem rigidez de cabeçalho, cena, diálogos, etc. A ideia é fluir entre uma cena clássica e contemporânea. Para exercitar outras formas de escrever. )

 

Encontro 3

  • Personagens (construção de personagens, necessidades e objetivos, ficha de personagens, tipos de personagens, mapa de personagens, exploração de personagens)
  • Arquétipos
  • Personagens femininos
  • Exercício Diamante 
  • Relações entre personagens 

Exercícios: 

1- Criar o perfil do personagem do seu protagonista, e outros personagens

2- Fazer o diamante do seus personagens

3- Escrever uma carta ou email ou whatsapp de um personagem para outro (algo que revele sobre a relação de ambos personagens)

 

Encontro 4:

  • Cena (ação, tempo e espaço, tipos, funções, como construir, exposição da informação)
  • Sequência (tipos, funções, como construir)
  • Escaleta
  • Sinopses
  • Formatação de roteiro (falar tipos de programa de roteiro gratuitos)

Exercícios:

1-fazer uma escaleta da sua ideia. Dividir por cabeçalhos e cena. Não é necessário escrever diálogos nesse momento.

2-Escrever uma cena  com detalhes.

 

Encontro 5:

  • Diálogos (dispositivos, funções, erros comuns) 
  • Conversa x Diálogo
  • Diálogo objetivo e diálogo com subtexto
  • Apresentar diálogos que revelam: personagem, tom, exposição e vícios de linguagem
  • Argumento (argumental ou narrativo)
  • Análise dos roteiros/cenas escritos durante a oficina (decidir caso a caso)

Exercícios:

  1. Escrever o roteiro do curta/projeto em cima da escaleta (terminar em casa)
  2. (opcional)  Escrever diálogos de uma escaleta já existente ou cena de um longa. 

Comemoração Final Virtual!

 

Mini Currículo da instrutora


Mestre em Roteiro Criativo de Audiovisual pela EICTV-Cuba (2014), e graduada em Cinema pela FAAP (2007). É diretora de arte e roteirista. Em 2014 desenvolveu seu primeiro projeto de longa-metragem “Silêncios de Marta”, que foi selecionado para o laboratório “Nuevas Miradas 8” do 36º Festival Latinoamericano de Havana. E roteirista do telefilme  “Circo é…Circo” para o SescTV. Participou da sala de roteiros da Série “In vino Veritas” da Aun Filmes. É diretora de arte dos curtas: “Portugal Pequeno” (2020) de Victor Quintanilha,  “Azul Vazante” (2018) de Julia Alqueres (2018), “Gaiola” (2018) e “Onde Você Vai?” (2011) de Victor Fisch “Navalha do Avô” (2013) de Pedro Jorge. Produziu o Cinefest gato preto em Lorena entre 2015 e 2018. Coordenadora de oficinas culturais metropolitanas de 2013 a 2017. Professora de roteiro do Instituto de cinema desde 2015. Curadora de roteiros e curtas do FRAPA 2018 e 2020. Diretora e roteirista do curta-metragem premiado MENINA SETA.