Data: 27 a 29 de jan de 2021 | quarta a sexta | 10h às 12h e 14h30 às 16h30

Carga horária: 12 horas

Vagas: 25

Faixa etária: a partir de 18 anos

Objetivo:


A noção de complexidade narrativa sempre existiu em diversos campos culturais. No audiovisual, embora o termo muitas vezes seja associado às narrativas seriadas, é possível pensá-lo aplicado aos mais diversos tipos de formatos audiovisuais que surgiram nas últimas décadas.

Com todas essas mudanças no ambiente midiático, é inevitável que pensemos novas formas de contar histórias e, consequentemente, nas práticas de transformá-las em roteiros. Ao organizar e compor um roteiro, a complexidade se torna um elemento-chave para que essas narrativas possuam estruturas inovadoras, colaborem para a construção de um universo ficcional ou não-ficcional e proporcionem a imersão do público.

O objetivo dessa oficina é aprimorar a capacidade técnica e criativa dos participantes ao treinar práticas de escritas de roteiro,  metodologias de criação, análises de estruturas narrativas e estímulo a um olhar crítico para os produtos audiovisuais contemporâneos em suas diversas plataformas e formatos.

 

Conteúdo Programático:


Dia 1 (4h) – Introdução

  • Estrutura narrativa clássica
  • Arquétipos e a jornada do herói
  • Criação do mundo
  • Estruturas narrativa para multiplataforma
  • Ficção como realidade, realidade como ficção

Atividade prática: os alunos se dividirão em 5 grupos  e cada um receberá uma pequena sinopse para transformar em um curta-metragem.

 

Dia 2 (4h) – Complexidade Narrativa  

  • Estruturando uma bíblia narrativa multiplataforma
  • Metalinguagem e o uso de novas mídias dentro da narrativa
  • Tocas de coelho: engajamento e participação do público nas narrativas
  • Arcos longos, multi plot-points e vastas narrativas
  • Performance de personagens em multiplataforma

Atividade prática: utilizando o mesmo grupo, será desenvolvido um universo narrativo próprio a partir do argumento criado na atividade anterior. Esse universo também servirá para que o grupo crie argumentos para outras duas plataformas audiovisuais.

 

Dia 3 (4h) – Novas perspectivas estéticas nos roteiros

  • Formatando a Bíblia Transmídia
  • Modelos de negócios multiplataforma
  • Viabilização de roteiros para as novas janelas de exibição
  • Modelo de negócio

Atividade prática: : dando continuidade à atividade desenvolvida previamente, iremos pensar esses argumentos podem se tornar um projeto vendável enquanto um modelo de negócio audiovisual.

 

Mini Currículo do instrutor


Gustavo Padovani é mestre em Imagem e Som pela UFSCar, especialista em Gestão em Marketing pela FGV e doutorando em Multimeios na UNICAMP. Atua como professor na UFSCar, FGV e já ministrou cursos na Mostra de Cinema de Tiradentes, Cine SESC SP e CineOP. Atuou no curta “Reflexos” (2008) e é roteirista da websérie em desenvolvimento “Ângulos”. Produziu conteúdo para o Hospital de Câncer de Barretos por 4 anos e presta consultoria na criação de soluções e conteúdos audiovisuais diversos para as redes.