
Roteiros para Narrativas Audiovisuais
Gustavo Padovani
Gustavo Padovani
Data: 27 a 29 de jan de 2021 | quarta a sexta | 10h às 12h e 14h30 às 16h30
Carga horária: 12 horas
Vagas: 25
Faixa etária: a partir de 18 anos
Objetivo:
A noção de complexidade narrativa sempre existiu em diversos campos culturais. No audiovisual, embora o termo muitas vezes seja associado às narrativas seriadas, é possível pensá-lo aplicado aos mais diversos tipos de formatos audiovisuais que surgiram nas últimas décadas.
Com todas essas mudanças no ambiente midiático, é inevitável que pensemos novas formas de contar histórias e, consequentemente, nas práticas de transformá-las em roteiros. Ao organizar e compor um roteiro, a complexidade se torna um elemento-chave para que essas narrativas possuam estruturas inovadoras, colaborem para a construção de um universo ficcional ou não-ficcional e proporcionem a imersão do público.
O objetivo dessa oficina é aprimorar a capacidade técnica e criativa dos participantes ao treinar práticas de escritas de roteiro, metodologias de criação, análises de estruturas narrativas e estímulo a um olhar crítico para os produtos audiovisuais contemporâneos em suas diversas plataformas e formatos.
Conteúdo Programático:
Dia 1 (4h) – Introdução
Atividade prática: os alunos se dividirão em 5 grupos e cada um receberá uma pequena sinopse para transformar em um curta-metragem.
Dia 2 (4h) – Complexidade Narrativa
Atividade prática: utilizando o mesmo grupo, será desenvolvido um universo narrativo próprio a partir do argumento criado na atividade anterior. Esse universo também servirá para que o grupo crie argumentos para outras duas plataformas audiovisuais.
Dia 3 (4h) – Novas perspectivas estéticas nos roteiros
Atividade prática: : dando continuidade à atividade desenvolvida previamente, iremos pensar esses argumentos podem se tornar um projeto vendável enquanto um modelo de negócio audiovisual.
Mini Currículo do instrutor
Gustavo Padovani é mestre em Imagem e Som pela UFSCar, especialista em Gestão em Marketing pela FGV e doutorando em Multimeios na UNICAMP. Atua como professor na UFSCar, FGV e já ministrou cursos na Mostra de Cinema de Tiradentes, Cine SESC SP e CineOP. Atuou no curta “Reflexos” (2008) e é roteirista da websérie em desenvolvimento “Ângulos”. Produziu conteúdo para o Hospital de Câncer de Barretos por 4 anos e presta consultoria na criação de soluções e conteúdos audiovisuais diversos para as redes.