CINEMA PARA O PÚBLICO INFANTIL
Para as crianças que frequentam a Mostra de Cinema de Tiradentes, a Mostrinha traz sete curtas-metragens com narrativas ficcionais nos formatos de animação e live-action. Para abrir a sessão, o curta paulista Pitica e o Sanduíche Perfeito, de Babi Astolfi, narra a história de uma garotinha que vive sozinha. Ela abre um livro de receitas e descobre que precisa procurar na floresta o tomate perfeito para preparar seu sanduíche.
A produção carioca Maréu, de Nicole Schlegel, mistura as técnicas de animação tradicional 2D e stop motion para contar a história de uma menina que se apega a uma concha do mar e dorme todas as noites com ela, sonhando com a praia e com o oceano. No filme seguinte, a animação paulista Pedrobó, de Leonardo Riva, um menino aventureiro sonha em alcançar o sol, como tentou Ícaro na mitologia grega.
A ficção em live-action O T-Rex e a Pedra Lascada, de Luã Ériclis, aprofunda a dimensão lúdica e fantástica da tradicional contação de histórias para crianças, com uma perspectiva ecológica educativa. Depois, a seca no Sertão e a busca de uma menina por água em um lugar inóspito, onde a vida de animais resiste, aparecem como ponto de partida da animação potiguar Lagrimar, de Paula Vanina.
O curta alagoano Diafragma, de Robson Cavalcante, narra a história da relação de um menino com as dificuldades de sua própria visão. A Mostrinha se encerra com a coprodução entre Goiânia e Rio de Janeiro, Ana e as Montanhas, de Julia Araújo e Carla Villa-Lobos, sobre uma menina que procura enfrentar o luto após a perda de uma de suas mães.
Camila Vieira
Leonardo Amaral
Lorenna Rocha
Mariana Queen Nwabasili
Pedro Guimarães
Curadores