A 2ª edição do Fórum de Tiradentes é realizada por encontros online e presenciais com coordenadores, integrantes dos grupos de trabalho e convidados formados por artistas, gestores, pesquisadores e representantes de entidades convidadas e a programação inclui uma sessão de abertura, três reuniões de trabalho dos eixos temáticos, três debates conceituais, uma sessão plenária presencial e aberta ao público. Os Grupos de Trabalho tratarão das especificidades dos setores de formação, produção, distribuição, exibição e preservação audiovisual na atual conjuntura, em diálogo com os eixos centrais desta edição do Fórum: o avanço das políticas estruturantes e transversais, legislação e marcos regulatórios, com especial ênfase na regulação dos serviços de VOD, e os desafios de capacitação para a gestão compartilhada de politicas nacionais de fomento com Estados e Municípios.
Os integrantes da formação original dos GTs foram convidados a colaborar e participar de reuniões preparatórias onlineque antecederam ao início do evento. E, para os encontros presenciais em Tiradentes, durante quatro dias, de 20 a 23 de janeiro, participam os coordenadores executivos, coordenadores dos GTs e alguns de seus integrantes e, ainda, profissionais que manifestaram interesse em colaborar e convidados que estarão no centro dos debates abertos ao público. Todos estão credenciados a participar de reuniões de trabalho transversais e dos debates propostos com pautas especificas e correspondentes de cada eixo temático proposto para esta edição.
As conclusões serão apresentadas em uma sessão plenária aberta ao público, resultando na elaboração de documento que representa o conjunto das discussões denominada Carta de Tiradentes 2024 que terá leitura no encerramento da 2ª edição do Fórum.