Sinopse

Cabinda reencena artisticamente o processo de libertação da mulher africana Roza Cabinda, mulher negra de 44 anos que esteve sob jugo da família alemã Halfeld na cidade de Juiz de Fora no século 19. Roza conquista sua liberdade na justiça e se encontra neste tempo-espaço fílmico com Madalena, mulher negra que também foi mantida sob cativeiro em pleno século 21. Elas se encontram, compartilham suas histórias de vida e suas formas de cura para darem continuidade às suas vidas.

Ficção Colorido / Preto e Branco Digital 2023

Direção: SWAHILI VIDAL

Classificação: livre

Direção

SWAHILI VIDAL

Swahili Vidal é formado em Comunicação Social pela pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Teve passagens pela TV Globo como repórter cinematográfico no jornalismo e como produtor de conteúdo do Programa É de Casa. Fotografou o making of da série Magnífica 70 para HBO assim como contribui na fotografia para as séries Milton Nascimento – Intimidade e poesia para o canal HBO, Paulo César Pinheiro – Letra e Alma do canal Curta! e para o projeto Falas Negras da Globo e Globoplay.
Conquistou o Prêmio Emmy Internacional por sua cobertura das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016.
Com o documentário de curta metragem Cabelo Bom, seu primeiro filme como diretor, foi selecionado e premiado com o Prêmio Especial do Júri no 45º Festival de Gramado em 2017. O filme participou de mais de 20 festivais no Brasil e no exterior e conquistou 13 prêmios. Dirigiu, produziu e fotografou o episódio Educação Ancestral da série Primeiros Anos para o Canal futura. Atualmente divulga seu novo filme, o curta Cabinda.

Créditos

Produção: SWAHILI VIDAL & FERNANDO VALÉRIO

Roteiro: TIÊ FONTOURA

Montagem: REBECA THAÍS & SWAHILI VIDAL

Fotografia: PEDRO PIPANO

Direção de Arte: ANDRÉ MONTEIRO

Som: ANDRÉ RIBEIRO

Empresa produtora: COFFEEMAN FILMES

Elenco: CIÇA LIBERDADE, DANYELA SILVÉRIO

Programação

CURTAS | MOSTRA REGIONAL

26/01 | sexta | 18:00

Cine-Teatro Aymoré

Ver Completa