Sinopse
O documentário conta um pouco das memórias da Ekedji Soraia e como se deu o seu encontro com o Candomblé e com Celina Batalha, Mãe Celina D’Oxum. No curta conhecemos as funções desempenhadas por ela no candomblé; de zelar, acompanhar, cuidar do orixá da casa, dos demais orixás, dos filhos e até mesmo dos visitantes. As Ekedjis aprendem os fundamentos para o funcionamento das liturgias, administração e funcionamento da Casa, além das funções sagradas, dedicando seu tempo, amor e trabalho.
Direção: Jackson Jardel dos Santos e João Pedro Eugênio de Paiva
Classificação: livre
Trailer
Direção
Jackson Jardel dos Santos
Possui graduação em História pela UFSJ (2011) e mestrado em Educação pela mesma Universidade (2020). Esteve à frente do Setor Educativo do Museu Casa Padre Toledo, do Setor de Eventos Culturais do Campus Cultural UFMG em Tiradentes e atualmente ocupa a Secretaria do Campus. Pesquisador que atua principalmente nos seguintes temas: Experiência, Educação em espaços não formais, História e Memória.
João Pedro Eugênio de Paiva
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSJ. Esteve à frente do setor de Marketing da Arche Empresa Júnior (2019) e do Centro Acadêmico do curso de Arquitetura da UFSJ (2020). Atualmente, é estagiário do Campus Cultural da UFMG em Tiradentes no setor da Comunicação. Pesquisador em formação com interesse nos temas: Paisagem da Cidade, Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural.
Créditos
Produção: Geraldo Saldanha
Roteiro: Jackson Jardel dos Santos e João Pedro Eugênio de Paiva
Montagem: João Pedro Eugênio de Paiva
Elenco: Soraia Geralda Santos