Sinopse
Habito relata a história de um homem negro, pobre e gordo em busca do sonho de ser cineasta, enfrentando desafios acadêmicos e pessoais após a mãe ser diagnosticada com câncer de mama. Uma narrativa que entrelaça vida, família e cinema, explorando as raízes de Alagoas e Bahia.
Direção: Fernando Santos
Classificação: livre
Direção
Fernando Santos
Nascido em Maceió e radicado em União dos Palmares, atua com cultura desde 2003 em União dos Palmares, é um artista negro (MC, VJ, beatmaker, etc.). Suas produções são focadas na memória do povo negro e suas manifestações culturais. Ele já participou de vários trabalhos no audiovisual brasileiro, destacando o Festival Aqualtune de Cinema e Afrofuturismo realizado em Maceió e União dos Palmares, o qual foi contratado para fazer a cobertura de vídeo. Também participou da organização da mostra Ecofalante na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), ficando responsável pelas sessões que aconteceram no auditório do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL).
Foi premiado com o prêmio Elinaldo Barros no edital da Aldir Blanc (2021) com um curta-metragem autobiográfico chamado Habito, do qual é diretor, roteirista e diretor-executivo. O filme está em fase de finalização para ser distribuído com parceria do SEBRAE Alagoas, Selva Independente (produtora do filme Trincheira), La Ursa cinematográfica (produtora do filme Cavalo) e Eu Mesmo Filmes (realizadora).
Também faz parte do grupo de pesquisa SONatório — Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora, orientado pela Drª Marina Mapurunga de Miranda Ferreira, sendo a técnica de som e diretora de som do filme Café com Canela.
Créditos
Produção: Rafhael Barbosa
Roteiro: Fernando Santos e Rafhael Barbosa
Montagem: Paulo Silver
Fotografia: Mayra Costa e Fernando Santos
Direção de Arte: Claudemir Santos
Som: Rodrigo Policarpo
Empresa produtora: Eu Mesmo Filmes
Distribuidora: Selva Independente
Elenco: Fernando Ferreira dos Santos e Maria Cicera Ferreira