Sinopse

Maria José Novais Oliveira, uma senhora negra, moradora da periferia de Contagem, já nos seus 60 anos se tornou atriz de cinema, com uma carreira premiada no Brasil e internacionalmente. Este documentário rememora a imagem de uma mulher ímpar, que marcou o cinema brasileiro dos anos 2010.

Ficção Colorido Digital 2023

Direção: André Novais Oliveira e Renato Novaes

Classificação: não recomendada para menores de 10 anos

Direção

André Novais Oliveira e Renato Novaes

André Novais Oliveira – Nascido em 1984. É formado em História pela PUC-Minas e em Cinema pela Escola Livre de Cinema/BH. É sócio-fundador da produtora Filmes de Plástico junto com Gabriel Martins, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia. Dirigiu os curtas FANTASMAS, POUCO MAIS DE UM MÊS e QUINTAL, e os longas ELA VOLTA NA QUINTA, TEMPORADA e O DIA QUE TE CONHECI.

Renato Novaes é ator, diretor, curador, professor de Geografia formado pela Universidade Uni/BH e diretor da Casa de Cultura “Casa de Cassia” em Mateus Leme, MG.
Dirigiu com o irmão André Novais Oliveira o curta-metragem NOSSA MÃE ERA ATRIZ (2022), que teve sua estreia no 26o Festival de Tiradentes e recebeu o prêmio de melhor curta do júri popular.

Créditos

Produção: André Novais Oliveira, Thiago Macêdo Correia, Gabriel Martins e Maurilio Martins

Roteiro: André Novais Oliveira e Renato Novaes

Montagem: Higor Gomes e André Novais Oliveira

Empresa produtora: Filmes de Plástico

Empresa(s) coprodutora(s): Malute Filmes

Elenco: Maria José Novais Oliveira, Bárbara Colen, Grace Passô, Gláucia Vandeveld e Gilda Nomacce