SOMOS TODOS CINEASTAS?

Quando propusemos o “Desafio #eufaçoaMostra”, não sabíamos o que esperar dos vídeos enviados. A proposta era simples: estimular participação ativa da comunidade da Mostra Tiradentes na criação audiovisual, proporcionando a

oportunidade de expressar interpretações sobre a temática da 27ª Mostra Tiradentes,  As Formas do Tempo, por meio de vídeos curtos na vertical. Será que o público iria engajar? O convite, afinal, era ousado: pedíamos que o usuário deixasse de ser apenas consumidor do nosso conteúdo para participar ativamente – ocupar o lugar de realizador. E o resultado nos surpreendeu.

Nas dezenas de filmes inscritos, abordagens sensíveis, inventivas e inquietantes sobre o tema. A própria proposta é, em si, uma provocação sobre o tempo: o que cabe em um minuto? E somos prontamente respondidos: o infinito. Nesses vídeos curtos, somos convidados a emergir em sonhos, desejos, sentimentos, memórias, invenções; passado, presente e futuro; o real e o imaginário. Narrativas ficcionais, documentais, experimentais, animadas. Preciosas joias cinematográficas verticais. Cinema!

Para chegar à seleção final, não foi fácil. Ampliamos o número de títulos para 15, no lugar dos 12 inicialmente previstos. E o público vai poder conhecer esse recorte intrigante em diferentes canais: na plataforma mostratiradentes.com.br, integrando a programação online da Mostra; no nosso canal no Instagram (@universoproducao); e presencialmente na cidade mineira, em projeção no Cine-Lounge.

Em filmes de um minuto, a Mostra #eufaçoaMostra é também um chamado para refletirmos sobre o próprio cinema e o fazer cinematográfico. Em um mundo em que tudo é audiovisual, somos todos cineastas?

Carolina Braga
Laura Tupynambá

Curadoras | Desafio #eufaçoaMostra