Sessões cabine de filmes “work in progress – corte final”, debates, roda de conversa e encontros de negócios são algumas das atividades da edição itinerante do programa Brasil CineMundi

Pelo terceiro ano consecutivo, a Mostra de Cinema de Tiradentes, entre os dias 19 e 27 de janeiro, recebe o Conexão Brasil CineMundi | Tiradentes, edição itinerante do Brasil CineMundi – International Coprodution Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro que acontece em edições anuais e consecutivas desde 2010, em Belo Horizonte (MG). Consolidado como maior espaço de coprodução brasileira no cenário audiovisual do país, o programa plataforma de rede de contatos e negócios, com ações de cooperação e intercâmbio e encontros de negócios.

Para a Mostra de Tiradentes em 2024, a equipe de curadoria formada por Claire Allouche, Cleber Eduardo e Pedro Butcher selecionou cinco longas-metragens em finalização, categoria Work In Progress (WIP) – Corte Final, para serem exibidos em sessões fechadas para uma plateia de profissionais da indústria audiovisual internacional e nacional composta por 15 convidados, representando festivais e instituições de 11 países, sendo Áustria, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, México, Portugal, e Suiça. “Procuramos filmes que não são asfixiados pelos temas, que não se acomodam em suas premissas, que enfrentam o mundo sem deixar de primeiro, construir seus mundos de cinema. Cada filme tem por trás das imagens e nas próprias imagens muito trabalho de criação e de elaboração, demonstrando um desejo de se expressar pelas formas a disposição, pelas mais justas formas”, define o curador Cleber Eduardo.


FILMES | WIP – CORTE FINAL

Os filmes WIP a serem apresentados são “Antigona – Não nasci pro Ódio, Nasci pro Amor” (BA), de Fabricio Boliveira; “Ausente” (MG), de Ana Carolina Soares; “Nó” (PR), de Laís Melo; “Novembro” (PE), de Milena Times; e “Suçuarana” (MG), de Clarissa Campolina e Sérgio Borges. Eles serão avaliados por convidados do evento e os vencedores serão contemplados com premiações de parceiros do Brasil CineMundi, a saber: Serviço máster DCP + HD Externo para um longa de até 120 minutos oferecido pelo CTAv; Vaga para o produtor ou diretor de um filme WIP – corte final participar do Málaga WIP na próxima edição, em março de 2024, oferecido pelo Festival de Málaga, da Espanha; Cinco diárias (de seis horas cada uma) de serviço de correção de cor para um longa WIP oferecido pela O2 Pós; e R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em serviços de pós-produção para um longa WIP oferecido pela The End. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de encerramento e premiação da 27ª Mostra Tiradentes, na noite do dia 27, sábado.

DEBATES INTERNACIONAIS

Ainda integra a programação do Conexão Brasil CineMundi debates em diálogo com o Seminário do Cinema Brasileiro. No dia 24 (quarta-feira), às 15h, no Cine-Teatro, o debate “Além do espelho: programar filmes latino-americanos na América Latina e na Europa” vai discutir quais são as semelhanças e as diferenças mais gritantes entre programar um filme latino-americano na América Latina e na Europa e como driblar as possibilidades de se curvar a uma linha hegemônica no Primeiro Mundo sem provocar um choque de incomunicabilidade entre o filme e seu público. Participam Esmeralda Vivas, diretora de programação do Festival Internacional de Cinema em Guadalajara (México), Paola Buontempo, programadora do Festival Internacional de Cinema de Mar del Palta (Argentina), Roger Koza, programador do Filmfest Hamburgo e do Viennale (Alemanha/Áustria), Vanja Milena Munjin Paiva, programadora do FICValdivia e do IndieLisboa (Chile/Portugal), e Walter Tiepelmann, coordenador do Málaga WIP/Diretor artístico FIDBA (Espanha/Argentina).

A internacionalização do cinema latino-americano volta à conversa na mesa “Latinidades em questão: Europa, América Latina, Brasil”, no dia 24 (quarta), às 16h45, na qual se irá tratar de critérios e valores dos filmes brasileiros visionados pelas curadorias francesas e alemãs postos em perspectiva de uma historiografia das formas, temas e contextos contemporâneos. Estarão no encontro Paola Raiman, programadora do Entrevues de Belfort (França), e Sven Pötting, codiretor do LAFITA – Festival de Cinema Latino-Americano de Munique (Alemanha). E no dia 27 (sábado), o professor João Luiz Vieira media uma conversa com outro professor, o estadunidense Richard Peña, diretor emérito do Festival de Cinema de Nova York e que vai falar sobre a arte de fazer do cinema uma forma de educação da sensibilidade e do olhar.

CINEMUNDI LAB

Durante a Mostra serão realizados três labs dentro da programação do CineMundi Lab, que integra o Conexão BCM | Tiradentes, ação itinerante do Brasil CineMundi que reúne atividades formativas voltadas para o cinema brasileiro, e irá trazer representantes de mercado e festivais internacionais para conhecerem filmes brasileiros inéditos em fase work in progress (corte final). É obrigatória a participação de, pelo menos, dois profissionais acima de 18 anos com envolvimento direto no projeto selecionado para os laboratórios.

Os diretores mineiros Guilherme Fiúza e Júlia Nogueira serão os instrutores do “Laboratório de desenvolvimento de projetos de longas | PROJETOLAB”, de 21 a 24 de janeiro, que vai selecionar seis projetos de longa nos gêneros ficção, experimental e animação. Podem se inscrever profissionais responsáveis pelo Roteiro, Direção e Produção de projetos de longas-metragens em desenvolvimento.

O curador, professor e pesquisador, Cleber Eduardo, irá ministrar o “Laboratório de projetos de documentário | Imersão DOCBRASIl”, dos dias 22 a 26 de janeiro. Para esta atividade serão selecionados quatro projetos de longa documentário.  Poderão participar apenas produtores e realizadores documentaristas.

O “Laboratório de realização de projetos de curta-metragem de ficção”, vai acontecer de 24 a 26 de janeiro, comandado pelo diretor, roteirista e produtor-executivo, Mário Borgneth. Seis projetos de curta de ficção serão selecionados e a participação é exclusiva para produtores e diretores de curtas-metragens de ficção.

CONVIDADOS

Durante toda a semana, a Conexão Brasil CineMundi contará com a presença de convidados de várias áreas, como distribuidores, programadores, curadores, exibidores e produtores. Entre os nomes, além dos participantes dos debates, estão Argel Medeiros (Olhar Filmes, Brasil), Daniel Queiroz (Embaúba, Brasil), Julien Rejl (Quinzena dos Cineastas de Cannes, França), Marcela Bertoletti (Canal Brasil, Brasil), Renato Manganello (Utopia Docs, Portugal/Brasil) e Yasmin Chiden (Descoloniza, Brasil). Além das sessões WIP, eles participarão de encontros individuais com os realizadores e de agendas de relacionamento. A programadora do Festival de Locarno, Pamela Biénzobas (Suíça), marca participação no evento no formato online.

Confira detalhadamente toda a programação da Conexão Brasil CineMundi clicando aqui.


link para fotos

Bárbara Colen

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2024.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web:  mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao    No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod    No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção


SERVIÇO

27a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 19 a 27 de janeiro de 2024 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio:  ANCINE

Apoio: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO GOETHE, CTAV, MISTIKA, FESTIVAL DE MÁLAGA, O2 PLAY, NAYMOVIE, DOT, THE END.

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL| UNIÃO E RECONSTRUÇÃO

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Luz Comunicação

Jozane Faleiro – (31) 992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br

Wandra Araújo – (31) 999645007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br

Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br

Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com