O Brasil CineMundi – International Coprodution Meeting é o evento de mercado do cinema brasileiro que acontece em edições anuais e consecutivas desde 2010, em Belo Horizonte (MG). Consolidado como ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios, o evento faz a conexão entre a produção brasileira e a indústria audiovisual.
Reúne anualmente dezenas de profissionais do audiovisual para conhecer e fazer negócios com futuros projetos de cinema brasileiro em longa-metragem.
O evento promove também ações de cooperação e intercâmbio, encontros de negócios e o CineMundi Lab que investe na formação e capacitação de profissionais do setor audiovisual e coloca em debate experiências e implicações do formato de coprodução, buscando refletir e difundir um histórico das coproduções no Brasil e no mundo e as oportunidades e desafios dessa modalidade de produção para os profissionais que atuam no mercado audiovisual brasileiro.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Universo Produção realiza a edição itinerante do Brasil CineMundi, denominada Conexão Brasil CineMundi, um programa que reúne ações de mercado voltadas para o cinema brasileiro e apresenta longas brasileiros na fase work in progress – corte final. Essa ação se dá de 19 a 27 de janeiro, em formato online e presencial, como parte integrante da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
O Conexão Brasil CineMundi amplia as ações de difusão e internacionalização do cinema brasileiro, promovendo a visibilidade e a diversidade da cinematografia brasileira e o seu potencial criativo. Além das sessões WIP, integram o programa exibições de filmes brasileiros em pré-estreia, debates, roda de conversa, case e networking.
Foram selecionados cinco filmes de longa-metragem em fase work in progress (WIP) – corte final, que serão exibidos em sessões fechadas para uma plateia de profissionais da indústria audiovisual internacional e nacional, com o objetivo de ampliar sua visibilidade, intercâmbio e oportunidades de inserção no mercado audiovisual.
PROGRAMAÇÃO
DEBATES E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
ALÉM DO ESPELHO: PROGRAMAR FILMES LATINO-AMERICANOS NA AMÉRICA LATINA E NA EUROPA
A programação de filmes em festivais não segue uma abordagem unívoca, e depende, em grande parte, das linhas editoriais dos eventos e de contextos locais, com seus objetivos específicos e […]
LATINIDADES EM QUESTÃO: EUROPA, AMÉRICA LATINA, BRASIL
Os festivais de cinema franceses e alemães têm uma tradição de defesa de cinematografias periféricas na economia audiovisual e de países colonizados por europeus, com uma relação intensa e histórica […]
FORMAR CINEASTAS, FORMAR PLATEIAS: ENCONTRO COM RICHARD PENÃ
Um dos mais respeitados (e queridos) professores do curso de cinema da Universidade de Columbia, em Nova York, Richard Peña tem uma vasta experiência como educador e programador. Durante anos […]
CINEMUNDI LAB
LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LONGAS | PROJETOLAB
Guilherme Fiuza e Júlia Nogueira | MG
Currículo dos instrutores Guilherme Fiuza Zenha atua no setor audiovisual há mais de 25 anos. Como produtor e assistente de direção, trabalhou ao lado dos diretores, Tizuka Yamasaki, Sylvio Back, […]
LABORATÓRIO DE PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO | IMERSÃO DOCBRASIL
Cleber Eduardo | SP
Currículo do Instrutor: Curador, professor e pesquisador. Mestre em Ciências da Comunicação com pesquisa em Documentário Brasileiro Contemporâneo; é crítico de cinema desde o fim dos anos 80 e professor de […]
LABORATÓRIO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO
Mário Borgneth | SP
Currículo do Instrutor: Diretor, Roteirista, Produtor Executivo. Coordenador Executivo do Programa DOCTV Brasil. Coordenador Executivo do Programa DOCTV América Latina. Coordenador Executivo do Programa CPLP Audiovisual. Coordenador Executivo do Programa […]
WIP – CORTE FINAL
ANTIGONA – NÃO NASCI PRO ÓDIO, NASCI PRO AMOR
Direção: Fabricio Boliveira
Salvador, 2021, pandemia. Em busca de sanar suas angústias, Antígona, adentra uma casa, metáfora do seu espaço interior, numa saga mítica onde ela reflete e lida com os resquícios dos violentos processos colônias em que estão expostos os corpos negros e dissidentes. Num plano sequência eletrizante e reflexivo que mistura processo e o texto clássico.
AUSENTE
Direção: Ana Carolina Soares
No bairro Taquaril, uma escola pública retoma as aulas presenciais pós pandemia e adere ao novo ensino médio. Os servidores sobrecarregados acolhem uma juventude com muitas lacunas e se esforçam para manter a escola. A cada ciclo as decisões políticas refletem no cotidiano, e a evasão se torna aguda e o grande problema desta comunidade escolar.
NÓ
Direção: Laís Melo
Glória se separa e muda com suas três filhas para um prédio no centro de Curitiba. Com condições financeiras difíceis e ameaçada pelo ex-marido que pede a guarda integral das filhas, Glória tem que disputar uma vaga de supervisora com sua melhor amiga e outros trabalhadores na fábrica onde trabalha. O processo transforma Glória e suas relações.
NOVEMBRO
Direção: Milena Times
Janaína está no primeiro ano da faculdade e se vê diante da oportunidade de ser a primeira pessoa da sua família a obter um diploma universitário e oferecer um futuro mais estável para sua família. Quando descobre que está grávida, ela começa a colocar em perspectiva os seus planos, a trajetória da sua família e suas próprias escolhas.
SUÇUARANA
Direção: Clarissa Campolina, Sérgio Borges
Dora caminha sozinha por estradas e paragens hostis buscando trabalho e a terra que pertencia à sua mãe. Em um acidente, Dora reencontra um cão que havia cuidado e abandonado. Eles chegam em um vilarejo onde a coletividade ainda existe e ela encontra casa, trabalho e amigos. Porém, o desejo de movimento pode sempre levar Dora para outros caminhos.
ENCONTROS INDIVIDUAIS
Encontro individuais entre os convidados e representantes dos filmes.
AGENDA DE RELACIONAMENTO
Encontro dos convidados e representantes dos filmes para ações de networking, 26 de janeiro, sexta, no Senac Tiradentes.
PREMIAÇÃO
Anúncio dos filmes WIP vencedores, no dia 27 de janeiro, no Cine-Tenda, na solenidade de encerramento do evento.
CTAV
Serviço máster DCP para o longa de até 120 minutos eleito por profissionais convidados do evento. Prêmio válido por dois anos (janeiro/2026).
MÁLAGA WIP – ESPANHA
Vaga para o produtor ou diretor de um filme WIP – corte final participar do Málaga WIP na próxima edição, em março de 2024. O filme vencedor será escolhido pelo representante do Málaga WIP participante do Conexão Brasil CineMundi, durante a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
O2 PÓS
Cinco diárias (de seis horas cada uma) de serviço de correção de cor para um longa WIP – corte final eleito por representantes da O2. O processo de cor não inclui conform, efeitos, masterização e será feito de acordo com a disponibilidade de cronograma da O2. Prêmio válido por dois anos (janeiro/2026).
THE END
R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em serviços de laboratório digital, dailies, conform, animação, composição e masterização para um longa WIP – corte final eleito por profissionais convidados do evento. Prêmio válido por dois anos (janeiro/2026).