Ficção Cor 2024

Sinopse

A história, narrada pela diretora, retrata sua experiência em um relacionamento abusivo com um homem 35 anos mais jovem. Explora o abuso psicológico e o impacto emocional desse relacionamento na vida da protagonista. Através de uma abordagem ensaística e poética, o filme se desenvolve em diferentes planos da realidade, misturando o tempo real, memórias e elementos míticos representados por 3 figuras extraídas da mitologia, que funcionam como exemplos da mulher que só repete o que o homem lhe ordena, Eco, a que espera seu retorno, Penélope e a que se desespera e quer vingança, Medéia.

Direção: LUNA ALKALAY

Classificação: não recomendada para menores de 14 anos

Programação

LONGA | SESSÃO DEBATE | Trópico de leão

29/01 | quarta | 19:00

Cine-Teatro

Ver Programação Completa

Direção

LUNA ALKALAY

Trabalha com audiovisual desde 1972 quando realizou o curta SANGRIA. Com Aloysio Raulino, fez LACRIMOSA, listado entre os 100 melhores curtas metragens brasileiros. Roteirizou e dirigiu 02 longas metragens: CRISTAIS DE SANGUE, 1975 e ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, 2005. Vem trabalhando como roteirista em várias produções brasileiras.Em 2023 lançou MINHA MÃE INVENTADA, seu romance de estreia. Em 2024 teve sua obra exibida na Cinemateca Brasileira em uma retrospectiva chamada Fantasias do Real e esse ano retorna à direção com TRÓPICO DE LEÃO após quase 20 anos.

Créditos

Produção : RAMA DE OLIVEIRA

Roteiro : LUNA ALKALAY, FELIPE ABRAMOVICTZ, JOÃO SABALI

Montagem : RAMA DE OLIVEIRA

Fotografia : FELIPE ABRAMOVICTZ, JHONNY TORRES, EDUARDO DE ANDRÉA

Direção de Arte : ANA CARLA STEFFEN

Som: MICAEL GUIMARÃES

Empresa produtora : MADAM PRODUÇÕES

Empresa(s) coprodutora(s) : ALO CINE SOM

Elenco : NUNO LEAL MAIA, HELENA IGNEZ, CHRIS MAKSUD, FABIA RENATA, LUNA ALKALAY, LUCIA CASTELLO BRANCO, ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA, JAIRO MATTOS