A Mostra Valores é uma iniciativa e idealização da Universo Produção. Tem o propósito de dialogar e valorizar pessoas, ações, programas e comunidades das cidades de Tiradentes, Ouro Preto e Belo Horizonte, que estão inseridas no âmbito do Cinema sem Fronteiras –programa internacional de audiovisual que reúne as três Mostras anuais, diferenciadas e complementares, com o intuito de exibir e discutir a produção contemporânea do cinema, sua história, patrimônio, linguagens, estéticas e formas de inserção no mercado audiovisual.

Nesta edição, estabelece uma parceria com o Sesc em Minas, por intermédio do programa Mesa Brasil Sesc, que é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, em que as doações recebidas nas lives artísticas durante a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes e destinadas ao Programa Mesa Brasil Sesc serão encaminhadas às instituições de Tiradentes cadastradas no programa –a Apae Tiradentes e Lar de Idosos – Abrigo Tiradentes.

Convidamos você a participar dessas ações que integram a programação da Mostra Valores e contribuir para as instituições que dependem da soma de esforços para sua manutenção e trabalho que beneficiam os mais necessitados.

Além disto, a Mostra Valores firma parceria com a Empresa Mineira de Comunicação– Rede Minas e Rádio Inconfidência para exibição de filmes na grade de programação da emissora, visando contribuir para difundir o cinema brasileiro na emissora educativa representativa de Minas Gerais que atua para a formação de cidadãos conscientes, éticos e atuantes.

Mesa Brasil Sesc

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos que, desde 1994, atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Atua como banco de alimentos (centro de recolhimento, seleção e distribuição) e promove a dignidade de crianças, jovens e idosos das entidades sociais cadastradas.

O Mesa Brasil Sesc busca onde sobra e entrega onde falta. Essa ação conjunta integra o Sesc, empresas, instituições sociais e pessoas voluntárias em prol da garantia dos direitos básicos de cidadania. As doações recebidas nas lives artísticas durante a24ª Mostra de Cinema de Tiradentes e destinadas ao Programa Mesa Brasil Sesc serão encaminhadas às instituições Apae de Tiradentes e Lar de Idosos, ambas da cidade de Tiradentes. Conheça as instituições:            

◌    

Apae de Tiradentes

22ª MOSTRA TIRADENTES – Integrantes da APAE visitam a exposição. Foto Leo Lara/Universo Produção

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Tiradentes é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 4 de novembro de 1999, que tem como objetivo integrar e orientar o processo da educação de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, criando condições adequadas para o desenvolvimento de suas potencialidades.

Lar de Idosos – Abrigo Tiradentes

19ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES. A praça principal de Tiradentes recebeu a instalação de painéis fotográficos que apresentam a exposição Memórias de um Abrigo. Foto: Leo Lara / Universo Producao.

O Lar de Idosos – Abrigo Tiradentes, fundado em 15 de agosto de 1954, é uma Instituição de longa permanência para Idosos –Ilpi de cunho beneficente, caritativa e de assistência social, sem fins lucrativos e com caráter filantrópico.Atualmente abriga 25 idosos de ambos os sexos, proporcionando assistência material, moral, intelectual, social e espiritual.

REDE MINAS

A Rede Minas é uma das principais emissoras de televisão aberta e principal emissora pública de Minas Gerais. Oferece uma programação ampla e diversa, pautada na qualidade e na produção de conteúdos relevantes para o telespectador. São mais de três décadas de abrangência crescente pelo estado de Minas Gerais, como parte da construção e registro da história de um estado culturalmente rico e diverso. Os desafios atuais são mais amplos e voltados para as possibilidades de promoção do patrimônio cultural, humano e de nossas paisagens naturais, nas multiplataformas do audiovisual.

Na tela da Rede Minas cabem os 853 municípios mineiros e a identidade de seu povo. Rede Minas é lugar da cultura, do turismo, do patrimônio, das tradições, da contemporaneidade e da projeção de tudo aquilo que Minas Gerais tem a oferecer. Aqui os mineiros se encontram.

A grade de programação é pautada pela diversidade, pluralidade e qualidade da informação e dos recursos. Os programas abordam temas de interesse público, que levam à reflexão e ao envolvimento com questões relevantes da sociedade, visando contribuir para a formação de cidadãos conscientes, éticos e atuantes.

O telespectador da Rede Minas poderá conferir 10 filmes que estão na programação da 24ª Mostra Tiradentes e que serão exibidos na grade de programação da emissora, sendo dois longas e oito curtas, a saber:

29 de janeiro, 23h (sexta) – Faixa de Cinema Especial 24ª Mostra Tiradentes
Diário de Sintra (Paula Gaitán), 90’

05 de fevereiro, 23h (sexta) – Faixa de Cinema Especial 24ª Mostra Tiradentes
Swingueira (Bruno Xavier, Roger Pires, YargoGurjão e Felipe de Paula), 80’

12 de fevereiro, 23h (sexta) – Faixa de Cinema Especial 24ª Mostra Tiradentes
Ela que mora no andar de cima (Amarildo Martins), 14’
Você tem olhos tristes (Diogo Leite), 19’
Pega-se facção (Thaís Braga), 13’
5 fitas (Heraldo de Deus e Vilma Martins), 15’
Noite de seresta (Sávio Fernandes e Muniz Filho), 19’

27 de fevereiro, 19h30 (sábado) – Faixa de Cinema Especial 24ª Mostra Tiradentes
Foguete (Pedro Henrique Chaves), 15’
Mitos indígenas em travessia (Julia Vellutni e Wesley Rodrigues), 21’
Por outras primaveras (Anna Carolina Moura Mol de Freitas), 22’