CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI LEVA PROFISSIONAIS INTERNACIONAIS PARA A MOSTRA TIRADENTES

Publicado em 23 jan 2025

Filmes “work in progress” serão exibidos a produtores, curadores e distribuidores, em meio a outras várias atividades, como rodas de conversa, encontros de negociação, orientação a filmes, roteiros e projetos e interação entre profissionais do meio durante mais uma edição itinerante do programa Brasil CineMundi

Pelo quarto ano consecutivo, a Mostra de Cinema de Tiradentes, entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro, recebe a Conexão Brasil CineMundi, edição itinerante do Brasil CineMundi – InternationalCoproduction Meeting. O programa, realizado anualmente desde 2010 em Belo Horizonte durante a CineBH, consolida-se como um ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios, conectando a produção brasileira à indústria audiovisual e promovendo ações de cooperação, intercâmbio e encontros de negócios na capital mineira. Desde 2022 a Mostra de Tiradentes recebe uma extensão do Brasil CineMundi, ampliando as ações de difusão e internacionalização do cinema brasileiro e das redes de contato e networking dos profissionais da área. Essa ampliação ganha ainda mais força com o retorno da PETROBRAS como patrocinadora master do evento, o que garante novo fôlego para a atuação da Mostra Tiradentes na formação, reflexão, exibição e divulgação do cinema brasileiro no país e no mundo.

Em Tiradentes a Conexão BCM reúne filmes brasileiros em fase de “work in progress” (WIP) e laboratórios para projetos em desenvolvimento. Em 2025, a curadoria volta a ser composta por Cléber Eduardo, Pedro Butcher e Claire Allouche. O trio selecionou cinco longas-metragens para exibição em sessões fechadas a plateias de convidados internacionais e nacionais que representam vários setores da cadeia de produção e difusão do cinema independente no mundo tudo.

Os filmes escolhidos para o WIP Tiradentes – Conexão Brasil CineMundi em 2025 são: “O Monstro”, de Helena Guerra (SP); “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente (CE); “Não Estamos Sonhando”, de Ulisses Arthur (AL); “Nós a Sós”, de Márcio Picoli e Victor Di Marco (RS); e “A Voz de Deus”, de Miguel Antunes Ramos (SP). É um conjunto de obras de baixo orçamento, autoral e representativo da diversidade regional brasileira.

“Embora os cinco filmes sejam muito distintos, com estilos, tons e personagens pouco aproximados à primeira vista, cada um deles lida, à sua forma, com problemas relacionados à juventude”, destaca Cléber Eduardo. “São quatro ficções e um documentário, em todos com personagens de questões relacionadas às imagens de si e às outras imagens, a seus êxitos, fracassos e dificuldades pessoais e profissionais, a seus próprios corpos e doenças, às suas tarefas estudantis e profissionais com suas precariedades e obstáculos”.

Os filmes chegam a Tiradentes em estágio de corte final ou próximo disso, buscando oportunidades de inserção em festivais e mercados internacionais. Na mostra, durante a Conexão BCM, os realizadores terão contato direto com programadores de eventos da Europa e América Latina.

Além das sessões WIP, a Conexão Brasil CineMundi oferece os laboratórios Imersão DocBrasil e ProjetoLab, nos quais 13 projetos em desenvolvimento serão orientados em seus aspectos criativos e de produção. As atividades incluem debates, rodas de conversa e networking com profissionais do setor. Entre os convidados estão distribuidores, programadores e curadores, como Daniel Queiroz (Embaúba, Brasil), Julien Rejl (Cannes, França) e Pamela Bienzóbas (Locarno, Suíça).

A programação destaca também os critérios e prioridades nos festivais internacionais de cinema, em debate com a participação de diretores e programadores de importantes festivais internacionais para discutir os critérios e os caminhos de curadoria nas seleções de filmes e como o cinema brasileiro é percebido no exterior. Integram a mesa: Ansgar Vogt, diretor artístico do Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias (Colômbia); Cyril Neyrat, diretor artístico do FIDMarseille (França); MaríaCampañaRamia, programadora do InternationalDocumentaryFilm Festival Amsterdam – IDFA (Países Baixos); Pavel Cortes, diretor de Programação do Festival Internacional de Cine en Guadalajara – FICG (México); Raúl Camargo, diretor do Festival Internacional de Cine de Valdivia – FICValdivia (Chile); Roger Koza, programador do Filmfest Hamburgo, da Viennale, do Doc Buenos Aires e FICIC  (Argentina/Áustria/Alemanha); e Walter Tiepelmann, diretor artístico do FIDBA e Coordenador do Málaga WIP (Argentina/Espanha). A mediação é de Cleber Eduardo e Pedro Butcher, curadores do Conexão Brasil CineMundi | Brasil.

CONFIRA AS ATIVIDADES DA CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI

DEBATES
Discussões e trocas de ideias sobre temas relevantes no universo cinematográfico.

LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LONGAS | PROJETOLAB

Laboratório de projetos de longas-metragens de ficção, direcionado a realizadores, roteiristas, diretores e produtores, com encontros coletivos e individuais para aprimoramento das propostas de filmes. Instrutoras: Joana Oliveira e Júlia Nogueira | Brasil

LABORATÓRIO DE PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO | IMERSÃO DOCBRASIL

Encontro entre proponentes de documentários para análise e discussão de suas propostas de longa-metragem, endereçado exclusivamente para diretoras e diretores maiores de 18 anos e com até no máximo três longas-metragens finalizados até novembro de 2024. Instrutor: Cleber Eduardo | Brasil

WIP – CORTE FINAL
Cinco longas brasileiros exibidos em sessões fechadas para programadores internacionais e players brasileiros no período de 27 a 30 de janeiro, no Cine-Tenda.

MOSTRAS AURORA, FOCO E OLHOS LIVRES
Convidados e players participam de sessões dos filmes que integram as três principais mostras competitivas do festival, no período de 26 a 31 de janeiro, no Cine-Tenda.

ENCONTROS INDIVIDUAIS
Conversas entre os convidados e representantes dos filmes.

AGENDA DE RELACIONAMENTO
Almoço especial para os convidados, representantes dos filmes e curadores para ações de networking, 31 de janeiro, sexta, no Senac Tiradentes.

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
Anúncio dos filmes WIP vencedores, no dia 1º de fevereiro, no Cine-Tenda, na solenidade de encerramento do evento. Os prêmios são oferecidos em serviço pelos parceiros do evento: Cinecolor, O2 Pós e Retrato Filmes; e uma vaga para participar da próxima edição do Málaga WIP, na Espanha.

LISTA DE CONVIDADOS PARA A 4a CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI

Alexandre Nicolau – gerente, produtor, FiGa | Brasil

Ansgar Vogt – diretor artístico, Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias | Colômbia

Cintia Gil – programadora | Portugal

Cyril Neyrat – diretor artístico, FIDMarseille | França

Daniel Pech – distribuidor, Retrato Filmes | Brasil

Daniel Queiroz – distribuidor, Embaúba Filmes | Brasil

Eduardo Valente – curador, Berlinale/Olhar de Cinema | Alemanha, Brasil

Felipe Lopes – distribuidor, Retrato Filmes | Brasil

Ibirá Machado – distribuidor, Descoloniza Filmes | Brasil

Júnia Matsuura – produtora e distribuidora, We Are Here | Alemanha

Letícia Santinon – distribuidora, Cajuína Audiovisual | Brasil

MaríaCampañaRamia – programadora, InternationalDocumentaryFilm Festival Amsterdam – IDFA | Países Baixos

Pavel Cortes – diretor de programação, Festival Internacional de Cine en Guadalajara (FICG) | México

Raúl Camargo – diretor, Festival Internacional de Cine de Valdivia – FICValdivia | Chile

Roger Koza – programador, Filmfest Hamburgo, Viennale, Doc Buenos Aires, Ficic | Argentina, Áustria, Alemanha

Ronaldo Bettini – diretor de novos negócios e produtor, A2 Filmes | Brasil

Talita Arruda – distribuidora, Fistaile | Brasil

Walter Tiepeltmann – diretor artístico, Fidba / coordenador, Málaga WIP | Argentina, Espanha

28ªMOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES CELEBRA RETORNO DA PETROBRAS COMO PATROCINADORA MASTER

A Mostra de Cinema de Tiradentes tem o orgulho de anunciar o retorno da Petrobras como patrocinadora master em sua 28ª edição, que acontece de 24 janeiro a 1º de fevereiro de 2025. Após 10 anos desde a última parceria, em 2015, a retomada do apoio reafirma o compromisso da Petrobras com a valorização da cultura brasileira e com o fortalecimento do cinema nacional. Reconhecida por fomentar a cultura brasileira ao longo de décadas, a Petrobras une-se novamente à Mostra em uma programação especial, repleta de encontros, estreias e debates que consolidam a Mostra Tiradentes como principal vitrine do cinema brasileiro contemporâneo.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 28ª edição de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe 140 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br

link para fotos
https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2025.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web:  mostratiradentes.com.br
No Instagram: @universoproducao   
No Youtube: Universo Produção
No X (Antigo Twitter): @universoprod   
No Facebook: mostratiradentes / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO
28a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster: PETROBRAS

Patrocínio: CBMM, INSTITUTO CULTURAL VALE, ITAÚ, EMBRATUR, BB ASSET, CSN, CAIXA, EMGEA, SEBRAE, COPASA | GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural e Educacional: SPCINE, SENAC E SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, CONECTA, CANAL BRASIL, CINECOLOR, DOT, EMBAIXADA DA FRANÇA, FESTIVAL SCOPE, MAFF, MISTIKA, NAYMOVIE, O2 PÓS, RETRATO FILMES, THE END.

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL | UNIÃO E RECONSTRUÇÃO