Ficção Colorido 2024

Sinopse

Suçuarana narra a história de Dora, uma mulher que passou os últimos anos de sua vida na estrada, em busca de uma terra perdida que ela e sua mãe tanto sonharam, um lugar mítico onde imagina que possa encontrar pertencimento. Em meio a encontros com outros viajantes e guiada por um misterioso cachorro, Dora atravessa um território em ruínas, devastado pela mineração, onde seu destino parece sempre um pouco mais distante. Após um acidente, ela encontra refúgio em uma fábrica abandonada, onde se encontra com uma vila de trabalhadores que vivem em coletividade e lembram o lar que ela tanto procura.

Direção: Clarissa Campolina e Sérgio borges

Classificação: não recomendada para menores de 12 anos

Direção

Clarissa Campolina

Clarissa Campolina é diretora, roteirista, editora, produtora e professora. Seu longa-metragem de estreia, Girimunho (2011), foi premiado no Festival de Veneza, e também exibido no TIFF, San Sebastian, e em mais de 50 festivais. Seus curta-metragens e outros longas também foram exibidos em festivais de cinemas prestigiados ao redor do mundo, esses como, Rotterdam, Locarno, Marrakech. Em 2015, DAAD – Kunstelerprogramm realizou uma retrospectiva de seu trabalho no Arsenal Cinema. Em 2017, foi selecionada para residência artística no programa MacDowell Colony Residency, New Hampshire, EUA.

 

Sérgio borges

Sérgio Borges trabalha como diretor,roteirista e produtor. Os seus filmes foram exibidos e premiados em diversos festivais como: Rotterdam, Locarno, Indie Lisboa, Rio de Janeiro, entre outros. O Céu Sobre os Ombros (2010) teve sua estreia internacional em Rotterdam. Ganhou prêmios no 43º Festival de Brasília – Melhor Filme, Direção, Montagem, Roteiro e Prêmio Especial do Júri (Elenco). Lutar, Lutar, Lutar (2021) estreou em Rotterdam e foi o documentário mais assistido dos cinemas brasileiros em 2021. Foi exibido na ESPN e está disponível no Mubi Brasil e Star+.

Trailer

Créditos

Produção : Luana Melgaço

Roteiro : Clarissa Campolina, Rodrigo Oliveira

Montagem : Luiz Pretti

Fotografia : Ivo Lopes Araújo

Direção de Arte : Thaís de Campos

Som: Pablo Lamar

Empresa produtora : Anavilhana Filmes

Distribuidora : Embaúba Filmes

Elenco : Sinara Teles, Carlos Francisco, Guarda Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia de Ouro Preto, Tony Stark, Hélio Ricardo, Andréia Quaresma, Elba Rocha, Rafael Botero, Docy Moreira, Kelly Crifer, Amora Ferreira Giorni, Lenine Martins