Objetivo
O objetivo da oficina é apresentar aos participantes instrumentos e técnicas para conduzir pesquisas aprofundadas na construção de narrativas audiovisuais. Os participantes serão apresentados a estratégias de investigação, como explorar técnicas, identificar e validar fontes com o objetivo de prover subsídios para o desenvolvimento e produção de obras cinematográficas do gênero documentário. A oficina visa aprimorar o olhar crítico na criação de documentários através da pesquisa de conteúdo, de arquivo e de personagens.
Conteúdo Programático
AULA 1 – Sessão 1: Introdução à Pesquisa Documental
- Introdução à pesquisa em documentários, do tema ao acervo documental;
- Métodos de análise de material:
- As diferentes tipologias da pesquisa audiovisual: fotografia, gravações de áudio, pinturas, gravuras, vídeos, jornais, etc.
- Plano de trabalho para a pesquisa audiovisual
AULA 2 – Sessão 2: A Pesquisa audiovisual e Suas implicações
- Personagens e acervos: a construção de memória coletiva através de acervos particulares
- Estudo de caso: filme ”Entroncamentos: vida e memória nas estações ferroviárias do Vale do Paraíba”
AULA 3 – Sessão 3: A utilização de material de arquivo e a linguagem documental
- Fontes de pesquisa: acervos privados e acervos públicos;
- Direitos autorais e licenciamento de material de arquivo;
- Estudo de caso: Pesquisa e uso de materiais de arquivo no documentário “Rio, Negro”
Pré-requisito
As aulas são direcionadas a estudantes, cinéfilos, pesquisadores, roteiristas e demais interessados em aprender sobre os processos de pesquisa de um filme documentário.
Currículo
Fernando Sousa: Doutorando em Sociologia Política na UENF, Mestre em Ciências Sociais pela UERJ e Bacharel em Ciências Sociais pela UENF. Assina a pesquisa e o argumento do curta Manobreiro de Água e estreia como diretor e roteirista com o filme Intolerâncias da Fé, produzido para a faixa Sala de Notícias do Canal Futura. Assina a direção e roteiro dos documentários Nosso Sagrado, Nossos Mortos Têm Voz, Memórias de Aço, Respeita Nosso Sagrado e Entroncamentos, exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais, destacando-se o prêmio de melhor documentário do 42º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, vencendo o 3º Concurso de Documentários da TV Câmara e recebendo menções honrosas no 9º Festival Internacional de Cine Político de Buenos Aires, no 12º Festival Visões Periféricas, no Sydney Australian Film Festival e no 46º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Atua como diretor e produtor executivo em projetos que abordam temáticas raciais, afrodiaspóricas, religiosas e de direito à memória.
Gabriel Barbosa: Doutor e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2016, fundou a produtora Quiprocó Filmes ao lado de seu sócio, Fernando Sousa. Assina a direção, argumento e roteiro dos documentários Nosso Sagrado, Nossos Mortos Têm Voz, Memórias de Aço, Respeita Nosso Sagrado e Entroncamentos, que foram exibidos e premiados em diversos festivais nacionais e internacionais, destacando-se o prêmio de melhor documentário do 42º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós Graduação em Ciências Sociais, do Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo, vencendo o 3º Concurso de Documentários da TV Câmara e recebendo menções honrosas no 9º Festival Internacional de Cine Político de Buenos Aires, no 12º Festival Visões Periféricas, no Sydney Australian Film Festival e no 46º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Atua no desenvolvimento e produção de projetos cinematográficos que abordam a temática racial, afrodiaspóricas, religiosidades e direito à memória.