Objetivo
Mais do que o braço direito do diretor, o assistente de direção é o profissional que organiza, planifica e coordena qualquer obra audiovisual. Ele assegura que o plano de filmagem seja cumprido, propõe soluções a impasses de ordem técnica e artística e media o relacionamento entre as equipes.É um dos cargos mais importantes na estrutura de uma equipe. Profissional de confiança e detentor de grande responsabilidade.
O objetivo desta oficina nasce com o desejo de evidenciar a importância desta função tão pouco discutida e ensinada nos cursos de formação de cinema do país. A partir de uma visão sistêmica e evolutiva dos principais documentos utilizados em um longa metragem pelos assistentes de direção, pretende-se dar um panorama da função através de exercícios práticos relacionados aos documentos de análise técnica, plano de filmagem , ordem do dia, planilha de figuração e cronograma. A partir do foco de aprendizagem nestes documentos, passaremos pelas funções específicas de primeiro, segundo e terceiro assistente de direção e suas relações com os demais departamentos de um filme.
A partir da experiência de mais de 15 anos no mercado audiovisual como assistente de direção e há 8 anos atuando como coordenador do curso de Assistência de Direção na Academia Internacional de Cinema e também como professor na cadeira de pré-produção na pós graduação da ESPM RIO Renan Barbosa Brandão propõe esta oficina teórica e prática voltada para um público de nível intermediário e ou avançado.
Conteúdo Programático
AULA 1
- Apresentação do programa da oficina
- O que é um Assistente de Direção ?
- Introdução a assistência de direção e principais documentos da Pré Produção (Roteiro, Análise Técnica, Escaleta Plano de Filmagem, Ordem do Dia e Cronograma) e a importância de saber lê-los.
- Primeira Leitura de Roteiro e principais etapas de pré produção
- Material em vídeo - curta “Camera”David Cronemberg
- Material Impresso Roteiro do Curta “Último Domingo” de Renan Barbosa Brandão
AULA 2
- Estrutura do departamento (1º/2º/Segundo2º/3º/Estagiário) e variações conforme tamanho do projeto e Funções e Obrigações do AD (Introdução)
- Roteiro (Importância da divisão e numeração das cenas e de toda equipe trabalhar com mesma versão / Final Draft e outro programas / Controle de Roteiros)
- Introdução ao documento de Análise Técnica. O que é / Objetivos / quem faz e quem atualiza ? / Reunião de Análise Técnica
AULA 3
- Aprofundamento da Análise Técnica. Com exercícios práticos em aula e exibição de longas e curtas metragens brasileiros em que o professor realizou como ass direção.
- Exercício Preparação de Análise Técnica de Algumas cenas do Curta Último Domingo (roteiro entregue na 1ª aula)
AULA 4
- Plano de Filmagem, lógicas e estruturas
- Exibição de trechos dos filmes “Big Jato” e “O céu de Suely” comparando processos de filmagem baseados no plano de filmagem.
- Exercício em aula para fazer plano de filmagem do curta “Último Domingo”.
- Exibição do Curta-Metragem em aula.
Pré-requisito
Conhecimento básico sobre a linguagem cinematográfica: Entender os conceitos fundamentais de filmagem, como planos, enquadramentos, montagem.
Currículo
Diretor, Produtor e Assistente de Direção. É sócio-fundador na produtora BARAÚNA FILMES que possui mais de 300 prêmios e seleções em festivais como o Festival de Cinema de Rotterdam. Realizou 6 curtas-metragens com destaque para 3 Kikitos no Festival de Gramado e 3 Candangos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Seleções em festivais como FICCI, Havana, Durban, Biarritz, Festival do Rio, Mostra de Tiradentes, entre outros. É professor na AIC e ESPM-RJ, e tem atuação no mercado de Cinema e TV como diretor e assistente de direção. Realizou dezenas de longa-metragens, como assistente de direção: Tropa de Elite II, Big Jato , entre outros. Está em desenvolvimento do seu primeiro longa-metragem “O RIO DIANTE DA CURVA” vencedor dos editais de desenvolvimento RIOFILME 2023 e edital de produção da LPG SECEC-RJ.