Objetivo
Oficina focada nas práticas aplicadas pela Produção Executiva na gestão financeira, estratégica e humana ao longo da execução de projetos audiovisuais de ficção e não-ficção, em seus diferentes formatos.Baseada em vivências de mercado, na execução de obras seriadas e de longa-metragem, e em um olhar criativo, técnico e colaborativo, a oficina explora métodos de planejamento, gerenciamento e relacionamento com a cadeia produtiva de um projeto. Aprofundando em preceitos do mercado audiovisual, a oficina pretende também se debruçar sobre os diferentes desafios frente a projetos de orçamentos baixo, médio ou grande.
Conteúdo Programático
AULA 1
- O conceito de Produção Executiva no Brasil e no exterior
- Quando a Produção e a Executiva se cruzam e seus desafios (especialmente em projetos de baixo orçamento)
- Exemplos (teasers/trailers/trechos) de projetos de diferentes características, produzidos pelo ministrante, e as várias possibilidades da produção executiva
- A relação da Produção Executiva com os chefes de departamento. A importância da liderança e do cinema enquanto arte coletiva
- As diferentes fases de um projeto e o papel da Produção Executiva em cada uma delas
- Dúvidas gerais
AULA 2
- Os desafios da Produção Executiva independente do tamanho do projeto (criativo-operacionais, financeiros, jurídicos, de sustentabilidade e de métrica de resultados)
- Captação de recursos e Editais, uma introdução
- Estudo de caso #1 Documentário: comparativo entre um baixíssimo orçamento e um filme de arquivo
- Estudo de caso #2 Ficção: comparativo entre um longa-metragem independente e uma série para o streaming
- Mão na massa! Decupagem de uma cena e exercício de preenchimento de planilha orçamentária e de execução
- Dúvidas gerais
Pré-requisito
Oficina voltada para estudantes de cinema e jovens profissionais em início de carreira que se interessem pelo universo da produção executiva, da captação de recursos, da gestão de projetos, da liderança de pessoas, inscrição em editais e afins.
Currículo
Camilo Cavalcanti assina a produção executiva do longa A Vida Invisível, de Karim Aïnouz. Produziu também séries para HBO, Paramount e Canal Brasil, além dos longas Tia Virgínia, de Fabio Meira, Barretão, de Marcelo Santiago, e Peréio Eu te Odeio, de Allan Sieber e Tasso Dourado. Camilo assina produção e direção de Belchior – Apenas um Coração Selvagem, finalista do Prêmio Grande Otelo 2024 de melhor documentário. Em 2024, com premiére em Locarno, estreou Transamazonia, de Pia Marais.