UMA
MOSTRA
MOSTRA
MAIS
QUE
MUITAS
MOSTRAS
A Mostra de Cinema de Tiradentes chega a sua 27ª edição, de 19 a 27 de janeiro de 2024, maior e mais convicta do seu papel – ser plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo apresentando ao público a diversidade da produção brasileira, com novas representatividades, com novas abordagens, personagens, estéticas, com as permanências e mudanças e com as recepções críticas desse fazer cinematográfico, além promover intensas atividades de formação, como debates, encontros e diálogos audiovisuais, rodas de conversa, oficinas, laboratório, masterclasses, lançamento de livros, performances, exposições, atrações artísticas. Uma revolução da diversidade de novas possibilidades de expressão cinematográfica e artística. Caminhos independentes de entrega à nossa cultura que refletem a autêntica vontade de fazer bem ao mundo –questão vital e ação estratégica no desenvolvimento de uma nação.
Leia a apresentaçãoMOSTRAS
HOMENAGEM
André Novais Oliveira e Bárbara Colen
Em 2024, o evento celebra as trajetórias em andamento do cineasta André Novais Oliveira e da atriz Bárbara Colen. Suas trajetórias se cruzam em diversos momentos e, vindos de uma mesma geração mineira, são também considerados figuras-chave do momento especial que vive a produção no estado. A celebração à dupla é, por extensão, uma celebração ao cinema de Minas Gerais, considerado um dos mais inovadores dos últimos 20 anos no Brasil.
Saiba mais![](https://universoproducao.nyc3.digitaloceanspaces.com/mct2024/2023/12/homenageados-1.png)
TEMÁTICA
![](https://universoproducao.nyc3.digitaloceanspaces.com/mct2024/2023/12/tematica-site.jpg)
As Formas do Tempo
Em um momento em que voltamos a fazer projeções de qual futuro é possível construirmos e de nos perguntar como lidaremos com os despojos que o processo anterior do país nos legou, precisamos escolher para onde vamos olhar. Defendemos aqui que é preciso, sobretudo, olhar para os filmes, para o tempo dos filmes, seja a modulação do tempo construída pelos filmes como objeto, seja o tempo no qual o filme existe. Tendo em vista as condições, circunstâncias e debates atuais no audiovisual brasileiro, que tempos e temporalidades atravessam essa noção de contemporâneo nas práticas cinematográficas, nas ideias, nas imagens e, sobretudo, nos filmes brasileiros contemporâneos?
Saiba maisOficinas e Labs
DEBATES E
RODAS DE CONVERSA