Sinopse
O filme “Mistérios do Nixipae” retrata o surgimento da bebida do Nixipae (ayahuasca) na cosmovisão do povo Huni Kuî. Em uma linguagem híbrida entre ficção e documentário, o líder indígena Isaka Ruy nos guia em uma história que permeia o mundo dos encantados. Esse curta é resultado de um projeto socio-cultural de formação audiovisual na TI Katukina-kaxinawa, na floresta amazônica brasileira.
Direção: NatoRê e Mawa Pey
Classificação: livre
Direção
NatoRê
NatoRê, 28 anos, é sócio-fundador da Bari Filmes, produtora focada em projetos de impacto socioambiental, e diretor e produtor do curta “Mistérios do Nixipae”. Nos últimos anos tem se dedicado e atuado em produções indigenistas, como é o caso do mini-doc “O Chamado do Cacique: herança, terra e futuro” (IPAM/ Instituto Raoni, 2024), o projeto Fliyng Guardians (Almap bbdo/ Greenpeace, 2024) e o videoclipe “Garimpo Yanomami” (Clarianas/ feat. Ehuana Yanomami, 2023).
Mawa Pey
Mawa Pey, 19 anos, é diretora estreante. Jovem indígena do povo Huni Kuî, artista e representante cultural das mulheres da aldeia Me Nia Ibu Isaka. Através da formação viabilizada pelo projeto do filme, assumiu papel de co-diretora do filme “Mistérios do Nixipae”.
Trailer
Créditos
Produção : NatoRê e Isaka Ruy
Roteiro : NatoRê e Isaka Ruy
Montagem : NatoRê
Fotografia : NatoRê
Direção de Arte : Amanda Mouraf
Som: Diego Techera (selo Fervo)
Empresa produtora : Bari Filmes
Empresa(s) coprodutora(s) : Associação dos Produtores Huni Kui da Aldeia São Francisco
Elenco : Isaka Ruy, Imael Yube Inu, Edileuda Parã Banu