Sinopse
Montagem de 48 filmes brasileiros realizados entre 1898 e 2022. Os momentos, os fotogramas, onde sentimos aparecer uma clareira, uma inovação, alguma experimentação e emotividade que chega até nós em tempos diversos. Um fio fino que percorre o cinema desde o seu nascimento, e até antes.
Direção: Julio Bressane e Rodrigo Lima
Classificação: não recomendada para menores de 16 anos
Direção
Julio Bressane
Julio Bressane (1946, Rio de Janeiro) iniciou sua carreira cinematográfica como assistente de direção de Walter Lima Jr. Dirigiu seu primeiro longa-metragem em 1967, Cara a Cara. Fundou a lendária produtora Belair Filmes em 1970, junto com Rogério Sganzerla, e é um dos principais realizadores experimentais e ensaísticos do cinema brasileiro. (site do Festival do Rio)
Rodrigo Lima
Rodrigo Lima (1975, Rio de Janeiro) é editor de filmes como Cleópatra (2007), de Julio Bressane e Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans, entre outros. O Espelho, primeiro longa-metragem como diretor, teve estreia mundial no Festival de Locarno, em 2015. Calypso, realizado em parceria com Lucas Parente, foi exibido pela primeira vez no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2018. Em 2023 lançou, no Festival de Roterdã, A Longa Viagem do Ônibus Amarelo, codirigido com Bressane.
Créditos
Produção : Rosa Dias e Ana Avelar
Roteiro : Julio Bressane e Rodrigo Lima
Montagem : Rodrigo Lima e Julio Bressane
Fotografia : Colaboração na pesquisa: Ruy Gardner
Som: Damião Lopes
Empresa produtora : TB Produções