Documentário Cor Digital 2024

Sinopse

“TITA 100 DE LUTA E FÉ” retrata a vida e o legado de Maria Gregório Ventura, conhecida como Dona Tita, que completa 100 anos de idade no ano de 2024. O documentário mergulha na história de Dona Tita, destacando sua importância da sua contribuição para a preservação das tradições quilombolas e sua luta contra o racismo estrutural.

Direção: DANILO CANDOMBE

Classificação: livre

Direção

DANILO CANDOMBE

Danilo Candombe é pertencente à comunidade Quilombo do Açude, localizada na Serra do Cipó, MG. Amplamente reconhecido como candombeiro, cantautor e cineasta, Danilo se destaca por ser o primeiro quilombola a dirigir fotograficamente um filme de ficção Nove Águas, 25 min. 2019. e o primeiro quilombola a dirigir um filme de ficção no Brasil: SONHOS DE UM NEGRO, 10 MIN. 2004

Sua obra é profundamente inspirada na fonte criativa ancestral que carrega como quilombola da comunidade do Açude, firmada pela oralidade, pela musicalidade e pela devoção à espiritualidade de matrizes africanas. Com sua arte, Danilo não apenas preserva, mas também celebra a cultura e as tradições quilombolas, contribuindo culturalmente com uma voz poderosa e autêntica.

Trailer

Créditos

Produção : FERNANDA DE OLIVEIRA

Roteiro : DANILO CANDOMBE

Montagem : DANILO CANDOMBE

Fotografia : THIAGO NASCIMENTO

Som: RAMON MODENESI E DANILO CANDOMBE

Empresa produtora : CAMPO-cultura, meio ambiente e patrimonio

Elenco : " - Estrelado por Maria Gregório, Tita do Quilombo Morro do Santo Antônio, Itabira, MG - Marco Antônio Lage, jornalista e escritor - Tom Farias, jornalista e escritor  - Silvana Verissimo, mestranda em Educação, coordenadora geral da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência - Isabel Casimira, rainha conga de MG e liderança no Centro Espírita São Sebastião, bairro Concórdia, BH - Ricardo de Moura, mestre zelador da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, Lagoinha, BH"