OLHARES JUVENIS
A Mostra Jovem é dedicada ao público adolescente do festival, na faixa etária dos 13 aos 18 anos, com cinco curtas que colocam em cena a transição para a fase adulta, os anseios e as angústias de crescer e as relações interpessoais. A sessão começa com Quinze, de Duda Goettnauer, experimental realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), usando o fotofilme para tratar do ritual de passagem de uma jovem de 15 anos em sua festa de aniversário.
O pixo e o trânsito de jovens na paisagem noturna de Brasília constrói o ambiente da ficção Xarpi, dirigido por Rafael Lobo. A personagem-título deseja se destacar em meio aos garotos do pixo e conseguir transitar à noite. Coprodução entre Recife, Natal e São Paulo, a ficção Esconde-Esconde, de Vitória Vasconcellos, traz como tema o aborto a partir da relação entre uma irmã que filma e a outra que é observada.
O experimental paulista Coisas que Eu Lembro de Vc, de Lucca Baraldi, lida com o luto a partir de fragmentos de lembranças em uma proposta de construção de imagem digital mais artesanal. Para encerrar a sessão, o cancelamento, o poder das redes sociais e as diferenças sociais e raciais tangenciam as relações entre os jovens da ficção paulista VBP (Vacas Brancas Preguiçosas), de Asaph Agatha Luccas.
Camila Vieira
Leonardo Amaral
Lorenna Rocha
Mariana Queen Nwabasili
Rubens Fabricio Anzolin
Curadores