O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE DE EXPERIÊNCIA E APRENDIZADO NO CINEMA

A Mostra de cinema de Tiradentes todo ano devota parte de sua programação às crianças, visando o entretenimento e a educação como parte das ações do evento em atenção à comunidade. A Mostrinha no caso,  é a janela de programação onde exibimos filmes (animação ou live action) que dialoguem com crianças de diversas faixas etárias. Neste ano Dentro da Caixinha – Mundo de Papel, de Guilherme Reis e A mensagem de Jequi, de Igor Amin são os filmes da vez.

Em Dentro da Caixinha – Mundo de Papel, a doutora Parafina empresta ao menino Lúcio que vive uma difícil situação familiar, uma caixinha que manda o protagonista e sua família para um mundo mágico chamado Sertão de Memórias, onde habitam personagens de cantigas de roda. O filme é uma fábula sobre a reconexão da infância contemporânea com as cantigas e as tradições folclóricas do Brasil com grande eficácia comunicativa

Já o diretor Igor Amin aposta num filme que mistura um olhar mais contemplativo (sem deixar de ter ritmo e inclinação comunicativa) em A mensagem de Jequi. Jequi é um garoto quilombola que vive e brinca nas águas do lugar onde nasceu e cresceu e dali quer se comunicar com o mundo por meio das águas. Em um Estado que foi tão prejudicado pelos desastres com barreiras poluindo a terra e a água em largas extensões, A mensagem de Jequi busca transmitir uma mensagem de esperança com um aceno crítico por meio do olhar da criança em um belo trabalho que mistura o olhar etnográfico à imaginação infantil. 

Ambos os filmes, buscam conectar ou reconectar as crianças aos temas e questão do mundo à sua volta e desperta a atenção delas para a responsabilidade com o mundo em que vivem.

Francis Vogner dos Reis
Juliana Costa
Juliano Gomes

Curadores