TIRADENTES: HISTÓRIA E DIVERSIDADE CINEMATOGRÁFICAS
Conhecida por sua preservação histórica e cultural, Tiradentes se tornou, ao longo dos quase 30 anos de existência da Mostra de Cinema que leva seu nome e tem lugar em seu território, referência quando o assunto é a relação com filmes.
Para além das exibições de realizações de todo o Brasil durante a Mostra, o cinema, como expressão artística, tem encontrado na cidade fonte fértil para a construção de obras que demonstram a riqueza da vida interiorana local e a beleza das paisagens e manifestações culturais da região, valorizando, assim, sua diversidade.
Os três curtas-metragens que compõem a Mostra Valores neste ano são exemplo disso, e mostram que as tradições culturais e históricas da cidade não são apenas fatores que remetem ao passado. Elas são forças vivas que permeiam as relações cotidianas no presente e se refletem como imagens e narrativas potentes nas telas.
“Terra de Heróis”, dirigido por Jardel Santos e Luísa Meinberg, coloca sobre imagens dos bairros falas de moradores que vivem em locais distantes do centro histórico. Os depoimentos relatam as mudanças no espaço e foram coletados como parte do projeto Lugares Imaginários de Memória.
Já “Quantas histórias cabem em uma história?”, dirigido por Luiza Cassano, mostra depoimentos de diferentes personagens que contam histórias vividas ou fatos históricos que compõem a História da cidade.
Por fim, “No alto da torre”, dirigido por Elizabeth Ramos e Vitória Labrudi, dá devido protagonismo e voz às mulheres donas das mãos que preservam a cultura local ao tecerem diferentes tipos de artesanato, e, desta forma, darem ainda mais sentido aos seus dias.
Camila Vieira
Leonardo Amaral
Lorenna Rocha
Mariana Queen Nwabasili
Rubens Fabricio Anzolin
Curadores