3º FÓRUM DE TIRADENTES
A Mostra de Cinema de Tiradentes, ao longo de seus 28 anos de existência, consolidou-se como espaço singular de formação, promoção, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro. Sempre esteve à frente de seu tempo, atento às mudanças do audiovisual, seja do campo tecnológico, seja pelo lado de quem pensa, vê e faz cinema. Um ambiente de encontros, de gestação de parcerias profissionais, de inovação e tendências, de interação crítica no cinema do Brasil.
No decorrer de sua trajetória, presenciou avanços, transformações e continuidades no cinema brasileiro. A criação da Ancine, da Secretaria do Audiovisual, a implementação da Lei 12.485 e do Fundo Setorial do Audiovisual. Um impacto positivo em toda cadeia produtiva do audiovisual. Um processo de expansão e crescimento acima de vários outros setores da economia brasileira. Viu as séries de televisão ocuparem o lugar antes do cinema. E as telas de TV e dos computadores tornaram as superfícies de imersão de uma narrativa.
Foi testemunha do surgimento de uma nova geração de realizadores e instrumento que favoreceu a visão de conjunto – um panorama que, se revela fragilidades, também permite vislumbrar novos rumos. Foi pioneira ao criar a Mostra Aurora, um recorte da programação que criou oportunidade para os diretores estreantes e em início de carreira ganharem espaço na cena audiovisual brasileira e exibiu filmes instigantes e desafiadores, de baixíssimo orçamento, precários enquanto estrutura de produção, mas com senso de provocação, deslocamento dos sentidos e das sensações, de culto ao enigma e do estranhamento.
Consolidou-se como plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo e o que apresenta anualmente não é apenas um cinema com novas pessoas, com novas representatividades e com novas abordagens, personagens e estéticas, mas um cinema com outra composição de campo cinematográfico, mais aberto e mais tensionado, mais politizado e mais responsável, embora com todos os ajustes e amadurecimentos necessários na relação com o fazer cinematográfico e com as recepções críticas desse fazer.
De várias formas, o evento acompanhou os altos e baixos da produção nacional, tanto em termos de seleção e exibição de filmes quanto como espaço de discussão, interação, reunião e circulação de quem trabalha ou se interessa em cinema brasileiro. Afinal, desde o nascimento, a Mostra nunca se contentou em só exibir filmes. Desde a primeira edição, promove o Seminário do Cinema Brasileiro, que reúne profissionais da área em mesas de debate sob variados temas.
Em 2023, a Mostra Tiradentes inova, mais uma vez, e lança a 1ª edição do Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro. Um fórum de reflexão, cooperação e apoio para a reconstrução das políticas culturais. Um fórum que abrigou um debate capaz de agrupar visões e necessidades dos diferentes atores do setor audiovisual, campo cada dia mais complexo e descentralizado.
Mais de 70 profissionais do audiovisual brasileiro estiverem reunidos de forma online e presencial e colaboraram para o diagnóstico dos pontos críticos do setor – fortemente afetado pela pandemia e pelo descaso do governo federal nos últimos cinco anos. Os resultados do rico exercício dos Grupos de Trabalho estão traduzidos na Carta de Tiradentes 2023 e no conjunto de relatórios que propuseram as recomendações específicas para o enfrentamento dos pontos e prioridades, as recomendações transversais, tendo em vista a interseção de cada segmento com o conjunto da cadeia produtiva, e visão de futuro, adotando por premissas orientadoras os eixos: descentralização, diversidade, democracia, desenvolvimento econômico e social.
Para a 2ª edição do Fórum de Tiradentes, sob a coordenação executiva de Débora Ivanov, Mário Borgneth e Raquel Hallak, abriu-se novamente o espaço para a reflexão propositiva, a partir da caminhada de reconstrução percorrida em 2023, de forma a celebrar as conquistas e os passos dados, ao tempo em que se foi proposto formular perspectivas e propostas para o ano de 2024 em seus imensos desafios.
A metodologia adotada foi a reconvocação dos grupos de trabalho formados na primeira edição, somado a novos colaboradores, sob a coordenação de Alessandra Meleiro(GT Formação), Cíntia Domit Bittar ( GT Produção), Lia Bahia (GT Distribuição/Circulação), Pedro Butcher (GT Exibição/Difusão) e José Quental (GT Preservação) para análise do histórico de realizações alcançadas, tendo por base as diretrizes e recomendações formuladas na 1ª edição do fórum, processo que foi realizado em encontros presenciais e mesas de debate que ocorrerão durante a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em quatro dias de programação, de 20 a 23 de janeiro de 2024.
Em 2025, o Fórum de Tiradentes chega a sua 3ª edição, de 25 a 29 de janeiro e acontece no âmbito da programação da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, maior e mais convicto do seu papel – ser um espaço de debate, reflexão e proposição de ações concretas voltadas para o fortalecimento e desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro, fomentando uma atuação colaborativa, integrada e sistêmica.
Uma das novidades da 3ª edição do Fórum é a criação de mais um grupo de trabalho – o GT Observatórios – um passo importante para fortalecer a rede de colaboração entre os Observatórios Audiovisuais Brasileiros. O Fórum promove o encontro dos representantes dos Observatórios visando compartilhar conhecimentos, promover a troca de dados e experiência, e aprimorar as práticas de monitoramento e análise do setor audiovisual. A ação contribui para a construção de políticas públicas mais eficazes e para a visibilidade do panorama audiovisual nacional. Além disso, impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento de novos projetos no campo.
Mais de 70 profissionais do setor audiovisual estão colaborando e participando desta edição e atuam em seis grupos de trabalho – formação, produção, exibição/difusão, distribuição/circulação, preservação e observatórios para esboçar recomendações especificas e transversais, adotando por premissas orientadas os eixos: descentralização, diversidade, democracia, desenvolvimento econômico e social.