A Mostra Tiradentes traz dois debates internacionais que colocam no centro das discussões a internacionalização do cinema da América Latina. “Além do espelho: programar filmes latino-americanos na América Latina e na Europa” e “Latinidades em questão: Europa, América Latina, Brasil” são os temas das mesas que fazem parte da programação do  Conexão Brasil CineMundi. 

No dia 24 (quarta-feira), às 15h, no Cine-Teatro, o debate “Além do espelho: programar filmes latino-americanos na América Latina e na Europa” vai discutir quais são as semelhanças e as diferenças mais gritantes entre programar um filme latino-americano na América Latina e na Europa e como driblar as possibilidades de se curvar a uma linha hegemônica no Primeiro Mundo sem provocar um choque de incomunicabilidade entre o filme e seu público. Participam Esmeralda Vivas, diretora de programação do Festival Internacional de Cinema em Guadalajara (México), Paola Buontempo, programadora do Festival Internacional de Cinema de Mar del Palta (Argentina), Roger Koza, programador do Filmfest Hamburgo e do Viennale (Alemanha/Áustria), Vanja Milena Munjin Paiva, programadora do FICValdivia e do IndieLisboa (Chile/Portugal), e Walter Tiepelmann, coordenador do Málaga WIP/Diretor artístico FIDBA (Espanha/Argentina).  

A internacionalização do cinema latino-americano volta à conversa na mesa “Latinidades em questão: Europa, América Latina, Brasil”, no dia 24 (quarta), às 16h45, na qual se irá tratar de critérios e valores dos filmes brasileiros visionados pelas curadorias francesas e alemãs postos em perspectiva de uma historiografia das formas, temas e contextos contemporâneos. Estarão no encontro Paola Raiman, programadora do Entrevues de Belfort (França), e Sven Pötting, codiretor do LAFITA – Festival de Cinema Latino-Americano de Munique (Alemanha). E no dia 27 (sábado), o professor João Luiz Vieira media uma conversa com outro professor, o estadunidense Richard Peña, diretor emérito do Festival de Cinema de Nova York e que vai falar sobre a arte de fazer do cinema uma forma de educação da sensibilidade e do olhar. 


SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES 

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO 

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 27ª edição de 19 a 27 de janeiro de 2024, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil. 

O evento exibe 145 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br 

link para fotos 

Fórum de Tiradentes - Debate Eixo 3

*** 

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2024.  

Participe da Campanha #EufaçoaMostra 

Na Web:  mostratiradentes.com.br 

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção 

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao  

No LinkedIn: universo-produção 


SERVIÇO 

27a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 19 a 27 de janeiro de 2024 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA 

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA 

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA 

Patrocínio: CBMM, AYMORÉ, ITAÚ, CIMENTO NACIONAL, CSN, ANCINE, CEMIG, COPASA/GOVERNO DE MINAS GERAIS 

Parceria Cultural e Educacional: SP CINE, SENAC E SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA 

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, TECNOGERA, CONECTA, CAFÉ 3 CORAÇÕES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO GOETHE, CTAV, CANAL BRASIL, CANAL LIKE, MISTIKA, FESTIVAL DE MÁLAGA, O2 PLAY, NAYMOVIE, DOT, THE END. 

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO 

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS 

MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL| UNIÃO E RECONSTRUÇÃO