“Quais as formas do tempo no cinema contemporâneo brasileiro?” Essa é a questão que norteia a discussão desta quinta-feira (25), às 15h, com a participação de Kleber Mendonça Filho, cineasta, Lia Bahia, pesquisadora, e Luiz Carlos Oliveira Jr, crítico e professor. Os convidados vão discutir que tempos e temporalidades compõem as práticas cinematográficas, nas ideias, nas imagens e, sobretudo, nos filmes brasileiros contemporâneos.

Na sexta-feira (dia 26), às 15h, será realizada a última mesa do 27º  Seminário do Cinema Brasileiro. O tema  “O tempo do plano, o tempo do processo: duração e invenção” reúne Ariel Ortega, cineasta indígena e líder Mbyá-Guarani, Claudia Mesquita, professora e pesquisadora, Ernesto de Carvalho, cineasta, fotógrafo e montador, e Neville d’Almeida, cineasta e artista multimídia. Os convidados vão discutir os processos de realização que são resultados da invenção de modos de fazer não industriais e como os artistas veem a matéria do tempo como elemento político de criação e pensamento sobre as imagens.

As duas atividades fazem parte da programação do 27º Seminário do Cinema Brasileiro que está reunindo mais de 100 profissionais no centro das discussões, ao longo de 40 debates, sendo 21 deles integrantes da série Encontros com os Filmes, nos quais críticos convidados discutem com realizadores e público os títulos das mostras Aurora, Foco Olhos Livres. Além destes, a programação do Seminário tem bate-papos pós-sessão de diversas outras mostras, quatro debates conceituais a partir da temática “As formas do tempo”, cinco rodas de conversa e um encontro internacional.


SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES 

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO 

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 27ª edição de 19 a 27 de janeiro de 2024, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil. 

O evento exibe 145 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br 

link para fotos 

Curtas Mostra Panorama Série 2

*** 

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2024.  

Participe da Campanha #EufaçoaMostra 

Na Web:  mostratiradentes.com.br 

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção 

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao  

No LinkedIn: universo-produção 


SERVIÇO 

27a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 19 a 27 de janeiro de 2024 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA 

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA 

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA 

Patrocínio: CBMM, AYMORÉ, ITAÚ, CIMENTO NACIONAL, CSN, ANCINE, CEMIG, COPASA/GOVERNO DE MINAS GERAIS 

Parceria Cultural e Educacional: SP CINE, SENAC E SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA 

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, TECNOGERA, CONECTA, CAFÉ 3 CORAÇÕES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO GOETHE, CTAV, CANAL BRASIL, CANAL LIKE, MISTIKA, FESTIVAL DE MÁLAGA, O2 PLAY, NAYMOVIE, DOT, THE END. 

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO 

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS 

MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL| UNIÃO E RECONSTRUÇÃO