Mostra Tiradentes chega a Itaú Cultural Play com seleção de curtas
Publicado em 07 fev 2025Plataforma de streaming exibe gratuitamente seis filmes que representam a diversidade do cinema brasileiro contemporâneo.
A Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita dedicada ao cinema brasileiro, dá início à sua programação de festivais de 2025 com um recorte especial de curtas-metragens da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O público terá acesso a seis filmes que integraram diferentes programas do evento, com exibição online de 3 a 16 de fevereiro. Para assistir, basta acessar gratuitamente o site www.itauculturalplay.com.br, ou pelos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS), smart TVs da Samsung, LG e Apple TV, e Chromecast.
A seleção online de filmes busca ampliar o alcance dos curtas exibidos presencialmente em Tiradentes, democratizando o acesso à produção audiovisual brasileira contemporânea e oferecendo um panorama diverso de temas, narrativas e estéticas. As obras foram selecionadas a partir de critérios como originalidade, relevância e qualidade técnica. Com curadoria de Camila Vieira, Leonardo Amaral, Lorenna Rocha, Mariana Queen Nwabasili e Rubens Fabricio Anzolin, os filmes apresentam a diversidade da produção curta-metragista brasileira contemporânea, colocando na tela diferentes territórios, culturas e tempos históricos que formam o Brasil atual.
Dos seis filmes da janela de exibição na IC Play, quatro estiveram na Mostra Panorama em Tiradentes. O drama Três (Distrito Federal, 2024) acompanha a vida cotidiana de uma família a partir da visão da matriarca, Luísa, e sua relação com Vera, sua filha, e o marido, João. O filme marca a estreia da artista Lila Foster na direção cinematográfica e teve financiamento do Fundo de Apoio à Cultura, programa do governo do Distrito Federal.
O também drama Veredas (São Paulo, 2024), de Igor Rossato, conta a história de José, um imigrante e servente de obras com problemas de audição, que trabalha há anos no interior do estado de São Paulo. A realidade já difícil do trabalhador sofre uma reviravolta quando sua mãe fica doente e ele precisa decidir se retorna para casa.
Já em Mar de Dentro (Pernambuco, 2024), a cineasta Lia Letícia explora a trajetória de luta de um cidadão comum, Preto Sérgio, homem negro que conseguiu escapar após ser preso injustamente em Fernando de Noronha, durante a Era Vargas (1930-1945). Para isso, ela parte de documentos oficiais e de relatos de sua neta, Kelly. O título da produção, que é recheada de experimentalismo, é uma alusão ao modo como Preto Sérgio fugiu da cadeia: com coragem, ele construiu uma embarcação e remou mar adentro em busca de sua liberdade.
O documentário Confluências (Distrito Federal, 2024), por outro lado, apresenta uma figura famosa, o filósofo piauiense Nêgo Bispo (1959-2023), a partir de uma ótica mais íntima e pessoal: seu aniversário de 60 anos, comemorado em 2019. No filme, a cineasta Dácia Ibiapina registra a festa, que aconteceu no quilombo Saco-Curtume, no Piauí, território onde Nêgo Bispo viveu durante quase toda a vida e a partir do qual desenvolveu suas obras sobre as cosmologias quilombolas.
Representante da Mostra Formação, a ficção experimental Animais Noturnos (Rio de Janeiro, 2024) coloca na tela a figura de Mutante, uma mulher trans com mais de 100 metros de altura que, em suas bisbilhotadas pelas janelas dacapital fluminense, conhece uma artesã que muda seu destino. Dirigido pela dupla Indigo Braga e Paulo Abrão, o curta-metragem foi realizado durante a residência artística LAB Cinema Expandido, no Rio de Janeiro.
O último título da curadoria é Mukunã – Aprendiz de Pajé(Rio Grande do Norte, 2025), com direção e fotografia de Rodrigo Sena. O documentário, que integrou a Mostra Praça de curtas-metragens, se debruça na preparação do jovem Mukunã para se tornar pajé da Aldeia Potiguara Katu, na cidade de Canguaretama, no Rio Grande do Norte. Além de acompanhar o personagem-título, o filme denuncia o desmatamento na região, articulando imagens e sonoridades que adicionam profundidade sensorial àquilo que é mostrado em cena.
SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chegou a sua 28ª edição de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, em formato online e presencial. Apresentou, exibiu e debateu, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
O evento exibiu mais de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, homenageou personalidades do audiovisual, promoveu seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação foi gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br
link para fotos
***
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2025.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: mostratiradentes.com.br
No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo Produção
No X (Antigo Twitter): @universoprodNo Facebook: mostratiradentes / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
SERVIÇO
28a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Máster: PETROBRAS
Patrocínio: CBMM, INSTITUTO CULTURAL VALE, ITAÚ, EMBRATUR, BB ASSET, CSN, CAIXA, EMGEA, SEBRAE, COPASA | GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural e Educacional: SPCINE,SENAC E SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA
Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, CONECTA, CANAL BRASIL, CINECOLOR, DOT, EMBAIXADA DA FRANÇA, FESTIVAL SCOPE, MAFF, MISTIKA, NAYMOVIE, O2 PÓS, RETRATO FILMES, THE END.
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL| UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Luz Comunicação
Jozane Faleiro – (31) 992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br
Wandra Araújo – (31) 999645007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br
Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br
Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com
Produção de Textos: Marcelo Miranda