AUDIÊNCIA DO AUDIOVISUAL – COMO OS FILMES PODEM ALCANÇAR SEUS PÚBLICOS

Zé Agripino | SP

25/01 e 26/01 | Quinta e sexta-feira | 09h30 às 13h30 carga horária: 8 horas vagas: 25 faixa etária: a partir de 18 anos

Currículo instrutor

Formado em Audiovisual pelo Centro Universitário Senac. Com mais de 10 anos de experiência no mercado audiovisual, trabalhou no lançamento de inúmeros lançamentos de filmes nacionais, entre eles Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, Que Horas Ela Volta, As Duas Irenes, Deslembro, Tia Virgínia e muitos outros.Tem passagem por laboratórios e oficinas onde aprimorou os conhecimentos de distribuição e audiência, entre eles podemos destacar: Berlinale Talent Campus, EAVE Marketing Workshop 2016 e o LOCARNO ACADEMY. Trabalhou com as principais distribuidoras brasileiras e no momento trabalha como estrategista de conteúdo em um consultoria de internet, pesquisando tendências de vídeos curtos dentro das redes sociais.

Objetivo Geral

O objetivo do curso é desenvolver o pensamento de construção de audiências para as obras audiovisuais. O conteúdo programático pretende explorar várias etapas importantes para pensar a audiência e a divulgação, trazendo conhecimentos que podem ser aplicados desde o seu desenvolvimento ao lançamento. Através de aulas dinâmicas e expositivas com estudos de caso e uso de ferramentas online para ajudar os realizadores no processo de pensamento sobre audiência.

Conteúdo Programático

Aula 1

  • Público-alvo, desenho de audiência e preparação de material de divulgação.
  • Definição do público-alvo das produções.
  • Processos de pensar a audiência dos projetos: análise swot e benchmark.
  • Desenho de audiência – análise dos processos de contato do filme com a audiência, levando em consideração os aspectos narrativos da obra.
  • Pesquisa de público comparativa.
  • Uso de ferramentas online para pesquisa de público-alvo: Google Trends, Letterboxd, Answer the Public e outras.
  • Criação e desenvolvimento de trailers e teasers com apresentação das melhores práticas.
  • Definição de sinopse e cartaz.
  • Releases e trabalho com assessoria de imprensa.

Aula 2

  • Uso das Redes Sociais na divulgação de filmes
  • Redes Sociais no marketing e difusão das produções audiovisuais. Análise de como utilizar as principais redes.
  • Anúncios de redes sociais para promover divulgação de filmes.
  • Redes Sociais de vídeos curtos e a divulgação de filmes (Tiktok e outras)
  • Marketing de comunidade.

Pré-requisitos dos alunos: Mais de 18 anos, alguma experiência em realização Audiovisual como roteirista, diretor, produtor, programador ou distribuidor. Análise de CV e carta de interesse.