MOSTRA TIRADENTES DISPONIBILIZA 27 FILMES GRATUITAMENTE EM SUA PROGRAMAÇÃO ONLINE
Publicado em 27 jan 2026A 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes amplia seu alcance com uma programação online gratuita que pode ser acessada de qualquer lugar pela plataforma oficial mostratiradentes.com.br. Com sinal aberto ao público, a seleção digital reúne 27 filmes das mostras Homenagem, Panorama e Soberania Imaginativa, incluindo obras essenciais da cinematografia brasileira contemporânea.
Na Mostra Homenagem, dedicada à atriz e diretora Karine Teles, o público poderá assistir a títulos representativos de sua trajetória, entre eles Quinze (direção de Maurílio Martins), Otimismo, A Lama da Mãe Morta (direção Camilo Pellegrini) e o emblemático Que Horas Ela Volta? (direção Anna Muylaert).
A Mostra Panorama organiza sua programação em três sessões temáticas: Dramaturgias Infinitas, Encontros e Desvios pelo Tempo e Em Busca da Paisagem. Nesta seleção, figuram obras como Lomba do Pinheiro (dir. Iuri Minfroy), Maira Porongyta – o Aviso do Céu (dir. Kujãesage Kaiabi), Tião Personal Dancer (dir. Aristótelis Tothi), e Um Oceano Inteiro (dir. Bruna Dias & Carine Fiúza), além de Comunhão (dir. Pétala Lopes), Do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (dir. Weyna Macedo, Lucas Parente, Adeciany Castro & Mariana Smith), Windows 51 (dir. Sandro Garcia), YVY Mbyte – Em busca do centro da terra (dir. Gildo Gomes e Araci da Silva), Curva acentuada (dir. Leon Sampaio), Ajude os menor (dir. Janderson Felipe e Lucas Litrento), Nevrose (dir. Ana do Carmo), Trem da onze (dir. Izabelli Campanelli).
Na Mostra Soberania Imaginativa, que celebra invenção e experimentação, o público encontra curtas como Memorial dos Metacarpos (direção Maria Rita Moreira), Pânico na Praia Vermelha (direção Marcos Gabriel Faria), Vigília Noturna (direção Diego Robert) e Vulto Sagrado (direção Daniel Caetano). A segunda sessão apresenta filmes como A Morte da Aparição (direção Lila S.), Mãe Santíssima (direção Buca Dantas), Mydzé (direção Coletivo Memorial Isú-Kariri & Unides Contra a Colonização), Pequeno Jogo (direção Sofia Tomic) e Vim e Irei Como uma Profecia (direção Fábio Rogério).
SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 29ª edição de 23 a 31 de janeiro de 2026, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
O evento exibe mais de 137 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br.
***
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2026.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: mostratiradentes.com.br
No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção
No X (Antigo Twitter): @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
SERVIÇO
29ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 23 a 31 de janeiro de 2026 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio máster: PETROBRAS
Patrocínio: CAIXA, EMBRATUR, CIMENTO NACIONAL, ITAÚ, CSN, CODEMGE / GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural e Educacional: SISTEMA FECOMÉRCIO MG POR MEIO DO SESC E DO SENAC EM MINAS, CASA DA MOSTRA, TCE MG CULTURAL
Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, EMBAIXADA DA FRANÇA, INSTITUTO GOETHE, CONECTA, CANAL BRASIL, CINECOLOR, DOT, 02 PÓS, THE END, FESTIVAL SCOPE, FESTIVAL DE MÁLAGA, MÍSTIKA, NAYMOVIE, CTAV
Parceria: MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS, BH FILM COMMISSION/PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
Correalização: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL
Realização: UNIVERSO PRODUÇÃO, SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS/GOVERNO DE MINAS GERAIS, MINISTÉRIO DA CULTURA, GOVERNO DO BRASIL – DO LADO DO POVO BRASILEIRO

