SEMINÁRIOS DEBATEM AUDIOVISUAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO BRASIL

Publicado em 29 jan 2026

Nesta sexta-feira, 30 de janeiro, a programação da Mostra de Cinema de Tiradentes terá uma tarde com reflexões sobre o papel estratégico do audiovisual brasileiro, reunindo debates sobre políticas públicas, promoção internacional, economia criativa e o cinema como ferramenta de desenvolvimento cultural, econômico e turístico. Os seminários acontecem no Cine-Teatro e contam com a participação de gestores públicos, especialistas e profissionais do setor.

Abrindo a programação, das 15h às 15h45, o seminário “Quando o Brasil vira filme: o audiovisual como estratégia de promoção turística” apresenta um panorama das principais iniciativas da Embratur voltadas à integração entre cinema, turismo e promoção internacional do país. A partir de uma abordagem estratégica, o encontro destaca projetos que atuam em diferentes etapas da cadeia audiovisual, do desenvolvimento de obras à circulação internacional, evidenciando como o cinema brasileiro contribui para a construção da imagem do Brasil no exterior. Entre as ações abordadas estão o Screen Brasil, realizado em parceria com o Projeto Paradiso, o Edital de Curtas “Brasil com S”, em sua terceira edição com foco em territórios criativos, além da cooperação internacional HBF+Brasil. O painel também discute a estruturação de rotas de turismo audiovisual, conectando obras, territórios e experiências turísticas. Participam do debate Allexia Ferreira, supervisora de economia criativa da Embratur, e Christiano Braga, coordenador de economia criativa da Embratur, com mediação de Pedro Butcher, colaborador do Brasil CineMundi.

Na sequência, das 16h às 17h, o seminário “Políticas públicas para o audiovisual em Minas Gerais” apresenta um panorama das ações e perspectivas do setor no estado, reunindo iniciativas desenvolvidas pelo Governo de Minas e os programas em execução conjunta pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e pela Empresa Mineira de Comunicação. O debate aborda desafios, avanços e estratégias para o fortalecimento do audiovisual mineiro, além das políticas previstas para os próximos anos. Participam da mesa Gustavo Mendicino de Oliveira, presidente da Empresa Mineira de Comunicação; Maria Luiza Reis, superintendente de Fomento, Capacitação e Municipalização da Cultura da Secult-MG; Maristela Rangel, subsecretária de Cultura de Minas Gerais; e Pablo Soares Pires, diretor de Audiovisual e Produtos Digitais da EMC. A mediação é do jornalista Marcelo Miranda.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 29ª edição de 23 a 31 de janeiro de 2026, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 137 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br.

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2026.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Webmostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao    No Youtube: Universo Produção

No X (Antigo Twitter): @universoprod    No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

29ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 23 a 31 de janeiro de 2026 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA


Patrocínio máster: PETROBRAS
Patrocínio: CAIXA, EMBRATUR, CIMENTO NACIONAL, ITAÚ, CSN, CODEMGE / GOVERNO DE MINAS GERAIS 

Parceria Cultural e Educacional: SISTEMA FECOMÉRCIO MG POR MEIO DO SESC E DO SENAC EM MINAS, CASA DA MOSTRA, TCE MG CULTURAL
Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, EMBAIXADA DA FRANÇA, INSTITUTO GOETHE, CONECTA, CANAL BRASIL, CINECOLOR, DOT, 02 PÓS, THE END, FESTIVAL SCOPE, FESTIVAL DE MÁLAGA, MÍSTIKA, NAYMOVIE, CTAV
Parceria: MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS, BH FILM COMMISSION/PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

Correalização: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL
Realização: UNIVERSO PRODUÇÃO, SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS/GOVERNO DE MINAS GERAIS, MINISTÉRIO DA CULTURA, GOVERNO DO BRASIL – DO LADO DO POVO BRASILEIRO