Preparação de elenco; Atuação

Amanda Gabriel

Rio de Janeiro
24/01 a 26/01 14h às 18h Carga horária: 12h Faixa etária: a partir de 18 anos 25 vagas
Inscreva-se

Objetivo

Objetivo geral

A oficina “O lugar do ator no cinema” propõe uma mudança de perspectiva sobre a função do ator no cinema, articulando teoria e prática para ampliar o olhar sobre os processos de atuação e preparação de elenco. Amanda Gabriel compartilha reflexões de diversos autores sobre contemporaneidade e construção do discurso artístico, conectando essas ideias à condução dos processos de co-autoralidade. Além de discutir metodologias e desafios do trabalho do ator, a oficina também apresenta práticas desenvolvidas ao longo de sua trajetória, incluindo exercícios que fazem parte de seu trabalho em sala de ensaio.

DIA 1 – FUNDAMENTOS, PERCEPÇÃO E PREPARAÇÃO (5h)

1. Abertura (15 min)

• Chegada no Espaço e Apresentação – A importância da sala de ensaio como espaço acolhedor e criativo. (Jogos: “paisagem Sonora”e “Caminhada Biográfica”)

Exercícios voltados para:

• Consciência corporal e relação com o espaço.

• Escuta ativa e disponibilidade.

• Introdução ao “estar” antes de “fazer”.

2. Relação entre Direção e Elenco (15 min)

• Expectativas x Realidade (brainstorm )

• Breve história da Preparação de Elenco no Brasil

• Contribuições de Jean-Renoir, Anne Bogart e Robert Altman sobre esta relação.

3. 3 Pensamentos sobre Multiplicidade:

• Juirij Alschtz – o ator contemporâneo

• Ítalo Calvino – 6 Propostas para o próximo milênio: Multiplicidade

• Luisa Mesquita Damasceno – O navegador do entre mundos: notas sobre a multiplicidade em Exu

1. Verdade, Vida, naturalismo e Realismo

• Definições: (a) um movimento artístico; (b) uma técnica de construção

(c) uma forma de representação da realidade histórico-social, um princípio de estilização que capta e transfigura artisticamente as tensões objetivas do mundo.

• O mistério da Presença

1. O que é uma personagem?

• Problemas Linguísticos

• O personagem como discursolifônica

• Relações entre os diversos discursos criativos

1. Preparação de Elenco

• O que é? Por que fazer?

• Objetivos

• Métodos

7. Etapas do Processo

• Leitura e Análise

• Tirar a cena do papel

• Laboratório

• Set

8. Análise Ativa: princípios e procedimentos

• Mapeamento Afetivo

• Horizontais e Verticais

• Exercícios: 1a Pessoa e 3a Pessoa e Trilho de Personagem

• Abrindo cena com o Setlist

DIA 2 – A PRÁTICA DE ANÁLISE

1. Aquecimento: jogo da corda

2. Análise do Roteiro “O delírio é a redenção dos aflitos”

• Perguntas Essenciais (Método científico)

• Horizontais: Trilho da Protagonista

• Verticais: Temas (sobre)

3. Exibição do curta “O delírio é a redenção dos aflitos”

4. Debate sobre as mudanças percebidas entre roteiro e realização com exemplos do processo de ensaio.

5. Encerramento: Abertura do mercado. Troca de ideias.

Preferencial: estudantes e profissionais de artes cênicas.

Currículo

Amanda Gabriel é preparadora de elenco no cinema brasileiro, com experiência em filmes como Bacurau, Aquarius, Tatuagem e Ainda Estou Aqui. Com uma trajetória marcada pela pesquisa sobre atuação e direção de atores, desenvolve e ministra oficinas sobre preparação de elenco, explorando processos criativos e promovendo um pensamento crítico sobre o trabalho do ator no cinema.