Objetivo
Objetivo geral
A oficina “O lugar do ator no cinema” propõe uma mudança de perspectiva sobre a função do ator no cinema, articulando teoria e prática para ampliar o olhar sobre os processos de atuação e preparação de elenco. Amanda Gabriel compartilha reflexões de diversos autores sobre contemporaneidade e construção do discurso artístico, conectando essas ideias à condução dos processos de co-autoralidade. Além de discutir metodologias e desafios do trabalho do ator, a oficina também apresenta práticas desenvolvidas ao longo de sua trajetória, incluindo exercícios que fazem parte de seu trabalho em sala de ensaio.
DIA 1 – FUNDAMENTOS, PERCEPÇÃO E PREPARAÇÃO (5h)
1. Abertura (15 min)
• Chegada no Espaço e Apresentação – A importância da sala de ensaio como espaço acolhedor e criativo. (Jogos: “paisagem Sonora”e “Caminhada Biográfica”)
Exercícios voltados para:
• Consciência corporal e relação com o espaço.
• Escuta ativa e disponibilidade.
• Introdução ao “estar” antes de “fazer”.
2. Relação entre Direção e Elenco (15 min)
• Expectativas x Realidade (brainstorm )
• Breve história da Preparação de Elenco no Brasil
• Contribuições de Jean-Renoir, Anne Bogart e Robert Altman sobre esta relação.
3. 3 Pensamentos sobre Multiplicidade:
• Juirij Alschtz – o ator contemporâneo
• Ítalo Calvino – 6 Propostas para o próximo milênio: Multiplicidade
• Luisa Mesquita Damasceno – O navegador do entre mundos: notas sobre a multiplicidade em Exu
1. Verdade, Vida, naturalismo e Realismo
• Definições: (a) um movimento artístico; (b) uma técnica de construção
(c) uma forma de representação da realidade histórico-social, um princípio de estilização que capta e transfigura artisticamente as tensões objetivas do mundo.
• O mistério da Presença
1. O que é uma personagem?
• Problemas Linguísticos
• O personagem como discursolifônica
• Relações entre os diversos discursos criativos
1. Preparação de Elenco
• O que é? Por que fazer?
• Objetivos
• Métodos
7. Etapas do Processo
• Leitura e Análise
• Tirar a cena do papel
• Laboratório
• Set
8. Análise Ativa: princípios e procedimentos
• Mapeamento Afetivo
• Horizontais e Verticais
• Exercícios: 1a Pessoa e 3a Pessoa e Trilho de Personagem
• Abrindo cena com o Setlist
DIA 2 – A PRÁTICA DE ANÁLISE
1. Aquecimento: jogo da corda
2. Análise do Roteiro “O delírio é a redenção dos aflitos”
• Perguntas Essenciais (Método científico)
• Horizontais: Trilho da Protagonista
• Verticais: Temas (sobre)
3. Exibição do curta “O delírio é a redenção dos aflitos”
4. Debate sobre as mudanças percebidas entre roteiro e realização com exemplos do processo de ensaio.
5. Encerramento: Abertura do mercado. Troca de ideias.
Preferencial: estudantes e profissionais de artes cênicas.
Currículo
Amanda Gabriel é preparadora de elenco no cinema brasileiro, com experiência em filmes como Bacurau, Aquarius, Tatuagem e Ainda Estou Aqui. Com uma trajetória marcada pela pesquisa sobre atuação e direção de atores, desenvolve e ministra oficinas sobre preparação de elenco, explorando processos criativos e promovendo um pensamento crítico sobre o trabalho do ator no cinema.