Objetivo
Objetivo geral
Introduzir crianças de 9 a 12 anos ao universo da animação em stop motion, por meio da técnica de recortes em papel, estimulando a criatividade, a imaginação e o trabalho coletivo. A oficina busca despertar o olhar para o cinema como forma de expressão artística, permitindo que cada participante vivencie todas as etapas da criação de uma animação – da concepção de personagens e cenários à produção de um pequeno filme coletivo.
Conteúdo programático
Dia 1 – O que é animação? Descobrindo o movimento
• Acolhimento e apresentação da turma.
• Exibição comentada de curtas de animação em stop motion.
• Conceitos básicos: imagem em sequência e ilusão de movimento.
• Exercício prático: criação de flipbooks simples com papel e desenho. • Introdução ao stop motion de recortes: exemplos e demonstrações.
Dia 2 – Do papel à ideia: criando personagens e cenários
• Planejamento do curta coletivo: definição de tema e história.
• Introdução à narrativa e ao storyboard de forma lúdica.
• Criação dos personagens e elementos de cena com papel colorido, tesoura e cola.
• Organização dos grupos e distribuição de funções (desenho, recorte, montagem).
Dia 3 – Preparando a cena: montagem e captação
• Montagem do espaço de gravação (mesa, iluminação, tripé e celular). • Noções básicas de enquadramento e composição visual.
• Início da animação: fotografando quadro a quadro com o aplicativo Stop Motion Studio.
• Revisão das sequências e ajustes de movimento.
Dia 4 – Finalizando a animação
• Continuação da gravação e finalização das cenas.
• Introdução à edição simples dentro do aplicativo: cortes, ritmo e inserção de título.
• Gravação de sons e trilha simples (voz, objetos, instrumentos).
• Revisão e montagem final do curta coletivo.
Dia 5 – Nosso filme pronto!
• Finalização técnica do curta e exibição coletiva para o grupo.
• Roda de conversa: o que aprendemos, o que criamos e como continuamos.
• Atividade de registro: as crianças produzem um “cartaz do filme”.
Currículo
Karla Moreira é animadora, artista visual e educadora. Nascida e residente em Belo Horizonte, formou-se em Cinema e Audiovisual (UNA, 2010), especializou-se em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas (UFMG, 2021) e atualmente cursa Artes Gráficas (UFMG). Pesquisa técnicas experimentais em animação e artes gráficas, com produção que dialoga com as infâncias. Como educadora, ministra oficinas e cursos de animação para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.