UM MINUTO. UM FILME. UMA IDEIA DE CINEMA.
Na terceira edição, o Desafio #eufaçoaMostra se aproxima da temática de 2026, Soberania Imaginativa, e propõe pensar o audiovisual como espaço de criação, liberdade e identidade.
É uma ação que estimula a participação ativa da comunidade da Mostra Tiradentes na criação audiovisual, com um convite à experimentação, renovação de olhar e formato. Uma janela para a quebra de padrões. Um território aberto para testar formas, ideias e imaginários. Grandes histórias em pequenos vídeos verticais. Um minuto de cinema. Cinema em um minuto.
Entre as dezenas de leituras sobre a Soberania Imaginativa, também encontramos perguntas. O que pode ser soberano? A família e a tradição; a memória e o tempo; o indizível e o concreto. E o cinema: ah, o cinema! Um campo aberto de possibilidades, em que tudo pode ser dito e nunca será dito tudo.
O esafio #eufaçoaMostra apresenta um recorte heterogêneo de 12 filmes que circulam por diferentes experiências de exibição. Pela tela do celular, em nosso canal no Instagram (@universoproducao). Pela plataforma mostratiradentes.com.br, integrando a programação online da Mostra. E também presencialmente, na cidade mineira, em projeção no Cine-Lounge. Ficções, documentários, experimentais: em comum, imagens imaginadas. Cinema.
Em uma edição que coloca em foco filmes e realizadores fora dos padrões, valoriza a diversidade de olhares e afirma a força da imaginação brasileira, o Desafio #eufaçoaMostra nunca pareceu tão pertinente.
Em 2026, os títulos deste recorte estranho, de um cinema vertical e de um minuto, já não se apresentam como outsiders. Talvez seja aquele primo distante que a família espera ver chegar no Natal, trazendo na bagagem histórias improváveis, deslocadas, necessárias.
Cinema em toda a sua soberania imaginativa.
Carol Braga
Laura Tupynambá
Seleção Mostra #eufaçoaMostra