Objetivo
Objetivo Geral
Dinâmica
O laboratório pretende ser um laboratório criativo de um projeto de longa-metragem. Como criação e reflexão sempre andam de mãos dadas, a criação coletiva será o caminho para que os alunos possam apreender os elementos essenciais de uma narrativa audiovisual: Personagem, Enredo, Estrutura, Tema.
O objetivo não é sair do curso com um roteiro de longa-metragem, mas sim simular uma sala de escritores em que teoria e prática, criação e reflexão, inspiração e conceituação estabelecem um diálogo permanente.
A dinâmica da sala dos escritores é um dos pontos-chave do curso, pois muitos projetos audiovisuais estabelecem essa prática como método de criação e desenvolvimento. O roteirista que compreenda a dinâmica e a ética da sala dos escritores tem uma vantagem competitiva no mercado.
Método
Uma imersão que envolve praticar e teorizar, criando a partir de conceitos, é uma forma eficiente de qualificar o roteirista a desenvolver seus projetos pessoais, estabelecendo um repertório sólido e um entendimento de como funciona o processo criativo.
O aprendizado se baseia em “aprender a ver”, analisando de perto cenas, personagens e estruturas para a compreensão íntima de como são construídos. Assim, o aluno terá mais consistência para criar suas próprias premissas, temas, personagens e estruturas.
A criação coletiva é uma maneira de cada aluno mobilizar o repertório narrativo em criação, o que pavimentará o caminho para seus próprios projetos.
Conteúdo Programático
Encontro 1
As fundações de uma narrativa audiovisual: Logline, Tagline, Story Line, Sinopse, Tom. A poética e o roteiro de feição clássica. A premissa. O núcleo da narrativa, seu DNA. A força de uma premissa. Como encontrar premissas. A sala dos escritores. As forças centrais do plot e da personagem, a articulação clássica. Narrativa horizontal e narrativa vertical. Curva do plot e curva da personagem. A lógica do drama. Drama e ação.
Encontro 2
Personagem flat e personagem round. Estruturando o conflito. Comparativo entre modelos estruturais. O caminho clássico e o caminho moderno da estrutura. Beats e Windows. Precisão, rigor, harmonia e organicidade: os valores clássicos.
Encontro 3
O tema como centro da história. Tema e metáfora. O que realmente uma história conta. A procura temática: o por quê da história. Investigando o sentido da história. Imagens cristais. O conceito.
Bibliografia
OBS: não se trata de bibliografia obrigatória, mas sim para quem quer se aprofundar nos temas; A filmografia será transmitida e exibida a cada aula.
ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. A poética clássica. São Paulo: Cultrix, 2005
BORDWELL, David. “O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos”. In: RAMOS, Fernão. Teoria Contemporânea do Cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Senac, 2004
_______________. La narración em el cine de ficción. Barcelona: Paidós, 1996
CANDEIAS, Maria Lúcia Levy. A fragmentação da personagem. São Paulo: Perspectiva, 2012
CANDIDO, Antonio et. all. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2002
CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. São Paulo: Unesp, 2002
DUARTE, Pedro. Estio do tempo: romantismo e estética moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 2011
MITTELL, Jason. Complex TV. New York: New York University Press, 2015
SARRAZAC, Jean-Pierre. Sobre a fábula e o desvio. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013
___________________. Poética do drama moderno. São Paulo: Perspectiva, 2017
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Burguês. São Paulo: Cosac Naify, 2004
___________ . Teoria do Drama Moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2011
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac Naify, 2003
Currículo
Ricardo Tiezzi é escritor e professor. É criador da série Santo Maldito, do canal Star+. Escreveu o roteiro dos filmes Superpai, Qualquer Gato Vira Lata e O Outro Lado do Paraíso. Escreveu as séries Temporada de Verão (Netflix), Julie e os Fantasmas (Band / Nickelodeon), Agora Sim (Mixer / Sony), Mothern (GNT) e o telefilme Amor ao Quadrado, especial de Natal na Globo, além de 4 temporadas do seriado Malhação, na Globo. É roteirista e editor do programa Café Filosófico (Cultura). É professor de Roteiro para Cinema e Televisão na FAAP, na escola Seiva e na escola Roteiraria. Doutorando em Literatura e Crítica Literária pela PUC e mestre em Cinema, Filosofia e Religião pela mesma instituição. Especialista em História da Arte pela FAAP. É autor do livro de crônicas O Primo de Deus, do romance policial O Sorriso da Morte e do romance Objetos na Penumbra. Está em fase de publicação de seu novo romance, A luz no fim da lua.