Sinopse
Diálogo Bulbul é um filme de arquivo que convoca memórias sonoras e visuais para construir um remix insurgente. Através da música — força coletiva de invenção e resistência — o filme abre caminhos de liberdade e autonomia, evocando a potência criativa do povo preto que, ao longo da história, forjou seus próprios horizontes de existência.
Direção: Bruno Churuska, Gledson Augusto, Nicole Mendes, Yan Altino e Zimá Domingos
Classificação: livre
Direção

Bruno Churuska,
Bruno Churuska é fotógrafo e diretor de imagem, pesquisador e narrador visual dedicado à construção de histórias por meio da imagem. Atuante nos segmentos musical e cultural, combina rigor técnico e sensibilidade estética. Em formação em Arquivologia, amplia sua atuação para memória e acervo, alinhando criação, método e visão.

Gledson Augusto
Gledson Augusto é produtor musical, baterista e educador. Atualmente é coordenador pedagógico e técnico de áudio e vídeo no Centro de Tecnologia educacional da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Nicole Mendes
Natural de Guarulhos, nascida e criada no Vila Rio, é uma cineasta interessada na experimentação com imagens de arquivo. Mestranda em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, iniciou sua trajetória com cinema através da participação no programa de formação para jovens periféricos É Nóis na Fita.

Yan Altino
Estudante de Cinema e Audiovisual na UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, experimenta as áreas de curadoria, programação, produção, direção e montagem. Coordenador do projeto Cineclube Película. Organizador dos eventos Mostra Dias da Juventude (2024), Mostra De Anima (2025) e Mostra Filmes de Mochila (2025). Diretor do curta-metragem ficcional “Lígia”, atualmente em pós-produção e montador do curta-metragem experimental “Diálogo Bulbul”, oriundo da Oficina Lanterna Mágica.

Zimá Domingos
Rosimar Silva Domingos, a Zimá Domingos, é produtora cultural, agente comunitária, pesquisadora da memória negra e comunicadora popular no Caparaó–ES. Preserva o Ponto de Cultura Caxambu do Horizonte, atuando há mais de uma década na salvaguarda da tradição e na valorização das famílias negras de Alegre. Desde 2013, é gestora da Associação Grupo Cultural do Horizonte, coordena o Situa Negro, articula a Feira FEMEA, é bacharela em Biblioteconomia (UFES) e parecerista em editais da Cultura Viva.
Créditos
Produção : Bruno Churuska, Gledson Augusto, Nicole Mendes, Yan Altino e Zimá Domingos
Roteiro : Nicole Mendes
Montagem : Yan Altino
Fotografia : Bruno Churuska, Gledson Augusto, Nicole Mendes, Yan Altino e Zimá Domingos
Som: Gledson Augusto
