Híbrido Cor 2025

Sinopse

Itaarió, criador do mundo, é o mais poderoso entre os Mait, os deuses do povo Kaiabi. Ele convoca os outros deuses para uma reunião no céu, onde transmite um aviso inquietante.

Direção: Kujãesage Kaiabi

Classificação: livre

Direção

Kujãesage Kaiabi

Kujãesage Kaiabi tem 33 anos e iniciou sua atuação na área de audiovisual em 2011. Atualmente, Kujãesage é comunicadora da Rede Xingu+ e é coordenadora do Coletivo Audiovisual Ema’ẽ Jeree, composto por jovens de sua aldeia. Em parceria com a produtora Canoa vêm colaborando na formação continuada desses jovens, tendo como resultado a produção de 4 curta-metragens e um média. Está produzindo seu primeiro longa documentário sobre a história do pajé e cacique Prepori Kaiabi.

Trailer

Créditos

Produção : Julia Bernstein, Tiago Carvalho

Roteiro : Tuiaraiup Kaiabi, Aruti Kaiabi

Montagem : Kujãesage Kaiabi, Ukaraiup Kaiabi, Rywa Kaiabi, Julia Bernstein, Tatiana Gouveia

Fotografia : Ukaraiup Kaiabi, Tairi'i Kaiabi, Paulo Castiglioni

Som: Tiago Carvalho

Empresa produtora : Canoa Produção Cinematográfica LTDA

Elenco : Tuiaraiup Kaiabi – Itaarió, criador do mundo Mairepy Kaiabi – Tuiarare, criador dos indígenas Pa’at Kaiabi – Jesus, criador dos não-indígenas Jywaitari Kaiabi – Towaraiup, dono do sol Nildo Kaiabi – Towayry, dono da chuva Witaré Kaiabi – Juporyy, pajé mensageiro Tymapaje Kaiabi – Tuiaraiup Kaiabi, pajé mensageiro Aruta Kaiabi – Prepori Kaiabi, pajé Atariup Kaiabi – Pajé que traz os cigarros