Ficção Cor 2026

Sinopse

Um geólogo pesquisa as formações rochosas de uma praia em Búzios, em que se encontram evidências da formação do Atlântico. Em um tempo sobreposto, uma banda se hospeda no mesmo lugar, que carrega o nome de um traficante de escravizados. As conformações naturais e históricas dos espaços se revolvem em uma espiral de som, sangue, palavras e percursos pela paisagem litorânea.

Direção: Jorge Polo, Guilherme Souza

Classificação: 16 anos

Direção

Jorge Polo

Formado e mestrando em Cinema e Audiovisual pela UFF, Guilherme Souza é diretor de fotografia de Toda Festa (2021), Gigantes de Pedra (2023), Carnaval nas Alturas (2024), Rodinhas (2025) e Dublê (2022), vencedor de Melhor Fotografia no MA Beach Film Festival 2024. Dirigiu os docs Gigantes de Pedra e Carnaval nas Alturas e o ficcional Rodinhas, selecionado no SESC Pulsar e no Encontro Zózimo Bulbul. Atuou como assistente de direção em Vazio do Lado de Fora (Cinéfondation/Cannes 2017).

Guilherme Souza

Jorge Polo é diretor, editor, roteirista, ilustrador e diretor de arte esporádico – quando envolve sangue falso. Formado em Cinema e Audiovisual pela UFF, é mestre pelo PPGARTES – UERJ com foco em paisagem e terror no cinema. Entre 8 curtas e mais de 10 videoclipes dirigidos, seu longa-metragem de estreia, Canto dos Ossos (2020), recebeu o prêmio do júri oficial de Melhor Filme da Mostra Aurora, na Mostra de Cinema de Tiradentes.

Créditos

Produção : Fabrício Basílio, Jorge Polo

Roteiro : Jorge Polo, Guilherme Souza

Montagem : Jorge Polo, Guilherme Souza

Fotografia : Guilherme Souza

Direção de Arte : Ana Luiza dos Santos, Dalila Aguiar, Jorge Polo

Som: Gustavo Pires; Trilha Sonora Original: Oruã

Elenco : Bigu Medine, Lê Almeida, Karin Santa Rosa, João Casaes, Daniel Duarte