OS MÚLTIPLOS TERRITÓRIOS DE MINAS
Pensada para abranger diferentes produções audiovisuais dos diversos municípios de Minas Gerais, a Mostra Territórios Mineiros é uma novidade desta edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, substituindo as tradicionais mostras Foco Minas e Regional. Duas sessões compõem um panorama do cinema mineiro com oito curtas-metragens.
A primeira sessão começa com o curta de Juiz de Fora, Um homem feliz, de Isabela Alves e Lucas Bonjour, que observa o cotidiano de um motoboy, sua rotina precária de trabalho e a convivência com amigos em momentos de lazer. Co-produção entre Rio Manso e Belo Horizonte, o documentário Você lembra, de Victória Morais, parte das lembranças de uma avó já falecida, com imagens de arquivo, para mobilizar um processo de luto com mulheres dentro da família.
De Itabira, o documentário Tita: 100 anos de luta e fé, de Danilo Candombe, é focado na trajetória da personagem-título, a memória oral do quilombo Morro Santo Antônio e a luta contra o racismo. Realizada em Barbacena, a ficção Dance aqui, de Cléo Magalhães, celebra os encontros noturnos entre pessoas LGBT+ no interior mineiro.
De Juiz de Fora, a ficção Trago, de João Pedro Fagundes, Lais Machado, Luiza Ratto, abre a segunda sessão da Mostra Territórios Mineiros, com uma narrativa sofisticada sobre dois irmãos que viajam de carro para o enterro do pai. De Cachoeira do Pageu, o documentário Quando disse adeus achei que tivesse ido, de Juliana Magalhães, perspectiva a relação da realizadora com a mãe com o histórico de depressão na família em um contexto duro e difícil de sobrevivência no sertão mineiro.
Co-produção entre Belo Horizonte e Betim, o documentário Terra mãe, mãe Terra, de Júlia Mattar, é centrado na ocupação do povo indígena Warao em Betim e suas vivências na comunidade. Para encerrar a sessão, Princesa Macula e o canto triste, de Mayara Cristina Mascarenhas, parte da preparação de uma menina que será coroada como princesa na festa de reis e rainhas congas, na região de São João del Rei e Ritápolis.
Camila Vieira
Leonardo Amaral
Lorenna Rocha
Mariana Queen Nwabasili
Rubens Fabricio Anzolin
Curadores