A 3ª edição do Fórum de Tiradentes é realizada por encontros online e presenciais com coordenadores, integrantes dos grupos de trabalho e convidados formados por artistas, gestores, pesquisadores e representantes de entidades convidadas e a programação inclui uma sessão de abertura, quatro reuniões de trabalho dos eixos temáticos, cinco debates conceituais, uma sessão plenária presencial e aberta ao público. Os Grupos de Trabalho tratarão das especificidades dos setores de formação, produção, distribuição, exibição, preservação e observatórios na atual conjuntura em diálogo com os eixos centrais desta edição do Fórum, ao mesmo tempo, em que fazem uma revisita das Recomendações e Diretrizes propostos por ocasião da segunda edição do Fórum realizada em janeiro de 2024 com o propósito de fazer um balanço do setor no decorrer do ano e pensar perspectivas para 2025.

A sessão de abertura propõe destacar o tema central desta edição em diálogo com os eixos centrais desta edição – aspectos ligados ao desenvolvimento do audiovisual como política estratégica do estado brasileiro, à revitalização da política nacional do audiovisual, a ênfase à pauta regulatória dos serviços de streaming e às políticas públicas nacionais de execução compartilhada e fomento do setor com ênfase na Lei Aldir Blac e arranjos regionais.

Os integrantes da formação original dos GTs foram convidados a colaborar e participar de reuniões preparatórias onlineque antecederam ao início do evento. E, para os encontros presenciais em Tiradentes, durante cinco dias, de 25 a 29 de janeiro, participam os coordenadores gerais e executivos, coordenadores dos GTs e seus integrantes e, ainda, profissionais que manifestaram interesse em colaborar e convidados que estarão no centro dos debates abertos ao público. Todos estão credenciados a participar de reuniões de trabalho transversais e dos debates propostos com pautas especificas e correspondentes de cada eixo temático proposto para esta edição.

As conclusões serão apresentadas em uma sessão plenária aberta ao público, resultando na elaboração de documento que representa o conjunto das discussões denominada Carta de Tiradentes 2025 que terá leitura no encerramento da 3ª edição do Fórum.

Desta forma, o Fórum de Tiradentes reafirma seu propósito de promover um debate capaz de agrupar visões e necessidades dos diferentes atores de um campo cada dia mais complexo e descentralizado, de forma a contemplar aspectos econômicos, sociais e culturais da atividade audiovisual do audiovisual e contribuir para a reflexão, cooperação e apoio para reconstrução das políticas públicas culturais.

Os interessados podem contribuir de forma online pela plataforma do evento – mostratiradentes.com.br e também participar presencialmente da sessão de abertura, dos debates relacionados aos eixos temáticos desta edição e da plenária aberta ao público quando o trabalho dos GTs será apresentado em um documento final para encaminhamento ao Ministério da Cultura, Ancine, órgãos e entidades representativas do setor, com apresentação pública e para a imprensa no encerramento dos trabalhos em Tiradentes.

ESTRUTURA DE PARTICIPAÇÃO

  • Consulta pública
  • Debates Abertos ao Público
  • Encontros com Profissionais do Audiovisual
  • Reuniões dos coordenadores e integrantes dos GTs
  • Plenária aberta ao Público / Leitura da Carta de Tiradentes 2025