Os anseios da juventude e a imaginação das crianças

Dedicadas ao público infantil e juvenil da Mostra de Cinema de Tiradentes, as sessões Mostrinha e Jovem apresentam narrativas ficcionais nos formatos de animação e live-action. Para as crianças, cinco curtas trazem histórias lúdicas e educativas. Para os jovens, três curtas narram dramas com personagens em processo de amadurecimento para a vida adulta.

A Mostrinha inicia com a produção mato-grossense O menino e o ovo, de Juliana Capilé. Em temporada de calor em Cuiabá, Joana escuta dos colegas de escola que é possível fritar um ovo no asfalto quente. Por diversas vezes, ela busca testar o experimento. Na animação paranaense Napo, de Gustavo Ribeiro, uma criança cria desenhos a partir de fotografias para reativar as lembranças de juventude de seu avô, que está perdendo a memória. O curta paulista Mitos indígenas em travessia, de Julia Vellutni e Wesley Rodrigues, narra com traços de animação seis histórias da mitologia oral de povos indígenas do Brasil. Realizada por estudantes da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí, no litoral leste do Ceará, a animação Vento viajante mostra como a flora e a fauna de uma região podem ser afetadas pela ação do vento. De Brasília, a ficção Foguete, de Pedro Henrique Chaves, encerra a Mostrinha com a história de um pai que leva seu filho para brincar em uma praça com um foguete, em que outras crianças se divertem. O brinquedo foi colocado na praça há muito tempo e o pai se recorda de quando ele mesmo era pequeno e também gostava de brincar ali.

SESSÃO FAMÍLIA

Passagem Secreta, de Rodrigo Grota, é uma divertida comédia juvenil que agrega uma série de referências aos filmes que compõem o imaginário do cinema infanto-juvenil dos anos 1980, uma mistura de ficção científica, filme de terror e drama familiar. Os quartos cheios de pôsteres de filmes e revistas em quadrinho, o parque de diversões e seus mistérios são cenário das desventuras de Alice e a busca pela sua identidade, longa-metragem que também conta no seu elenco com o cantor, ator e compositor Arrigo Barnabé em mais uma atuação memorável no cinema. Repleto de divertidas referências, o longa agencia referências audiovisuais de tempos diversos, uma viagem no tempo para jovens, crianças e adultos.