SEMINÁRIO REÚNE CONVIDADOS INTERNACIONAIS PARA DEBATER FESTIVAIS E DIFUSÃO DO CINEMA
Publicado em 30 jan 2026A Mostra Tiradentes reserva para este sábado, 31, uma masterclass e dois paineis que aprofundam reflexões sobre os festivais de cinema, os desafios contemporâneos da economia da atenção e as estratégias de circulação e difusão de filmes. Os encontros, que vão acontecer no Cine-Teatro e integram o Conexão Brasil CineMundi, destacam a presença de profissionais brasileiros e internacionais com trajetórias em importantes eventos e redes de cinema ao redor do mundo.
A programação começa às 14h com a masterclass Pontes Afetivas: conectando o cinema brasileiro aos festivais africanos e da diáspora, ministrada por Romeo Umulisa (Ruanda), estrategista criativo, distribuidor e produtor audiovisual que atua entre a África, a Europa e o Brasil. O encontro traça um panorama do ecossistema de festivais africanos e da diáspora cultural e indica caminhos para cineastas brasileiros construírem redes de circulação e públicos fora do circuito tradicional.
O painel Futuros Imaginados: festivais de cinema na era da economia da atenção, marcado para às 15h15, reúne programadores e curadores com atuação internacional e brasileira para discutir como os festivais podem se manter relevantes em um cenário marcado pela crise das salas de cinema, pela saturação de imagens nas plataformas digitais e pela necessidade de formação de público. Participam Álvaro Arroba (Argentina/França/Espanha), Roger Koza (Argentina/Alemanha/Áustria) e Walter Tiepelmann (Argentina/Espanha), ao lado do brasileiro Francis Vogner dos Reis, com mediação de Claire Allouche (França).
Encerrando o seminário, às 17h, o painel Estratégias de Difusão: o papel dos festivais na trajetória dos filmes reúne Cíntia Gil (Portugal/França), programadora com trabalho em festivais como DocLisboa e La Quinzena dos Cinéastes; Cyril Neyrat (França), diretor artístico do FIDMarseille; Romeo Umulisa (Ruanda); além dos brasileiros Cleber Eduardo e Juliana Antunes. O debate, mediado por Pedro Butcher (Brasil), explora como os festivais podem atuar como vetores de circulação e parcerias sustentáveis para além de suas programações próprias.
SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 29ª edição de 23 a 31 de janeiro de 2026, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
O evento exibe mais de 137 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br.
***
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2026.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: mostratiradentes.com.br
No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção
No X (Antigo Twitter): @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
SERVIÇO
29ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 23 a 31 de janeiro de 2026 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio máster: PETROBRAS
Patrocínio: CAIXA, EMBRATUR, CIMENTO NACIONAL, ITAÚ, CSN, CODEMGE / GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural e Educacional: SISTEMA FECOMÉRCIO MG POR MEIO DO SESC E DO SENAC EM MINAS, CASA DA MOSTRA, TCE MG CULTURAL
Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, EMBAIXADA DA FRANÇA, INSTITUTO GOETHE, CONECTA, CANAL BRASIL, CINECOLOR, DOT, 02 PÓS, THE END, FESTIVAL SCOPE, FESTIVAL DE MÁLAGA, MÍSTIKA, NAYMOVIE, CTAV
Parceria: MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS, BH FILM COMMISSION/PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
Correalização: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL
Realização: UNIVERSO PRODUÇÃO, SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS/GOVERNO DE MINAS GERAIS, MINISTÉRIO DA CULTURA, GOVERNO DO BRASIL – DO LADO DO POVO BRASILEIRO
