A cerimônia de abertura da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes foi marcada pela emoção de público e convidados na noite de sexta-feira, 19 de janeiro. Reunindo dezenas de pessoas no Cine Tenda, bem no centro da cidade histórica mineira, a Mostra abriu o calendário audiovisual brasileiro com a presença de diversas autoridades. Entre elas estava Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual, que representava a ministra da Cultura, Margareth Menezes.  

Joelma celebrou seu retorno ao evento pelo segundo ano consecutivo como secretária do setor no Ministério da Cultura, elogiou a resiliência da Mostra em estar forte com quase 30 anos e relembrou momentos de sua própria trajetória como produtora executiva. “Trabalhei no filme ‘Breve Miragem do Sol’ (de Eryk Rocha) e testemunhei o teste de elenco da Bárbara Colen. Fiquei encantada com a entrega dela”, disse Joelma, em referência a uma das homenageadas da noite. 

Pouco depois foi realizado o tributo ao cineasta André Novais Oliveira e à atriz Bárbara Colen, dupla mineira este ano sendo celebrada na Mostra por suas carreiras. Ambos subiram ao palco acompanhados de amigos e familiares para receberem o Troféu Barroco.  

“Receber uma homenagem em Tiradentes nesse palco com essas pessoas e do lado desse cara (André)… Nem tenho palavras. Sempre tive paixão pelo cinema, mas demorei a me reconhecer como a atriz que eu sou”, disse Bárbara. “Essa homenagem é uma maneira de reafirmar um lugar de valor daquilo que eu faço e da presença e lugar que eu ocupo graças ao esforço de tantas mulheres da minha vida”.  

Em seguida, André Novais também se mostrou emocionado pela homenagem, dedicou a noite aos sócios na produtora Filmes de Plástico, fez brincadeiras com a própria trajetória humilde e arrematou: “Ser preto de periferia e ter passado por tudo que passei e aí estar aqui hoje sendo homenageado por trabalhar com o que eu amo não é uma coisa que acontece sempre”.  

André lembrou que 2024 marca duas décadas em que ele está ligado ao cinema e que a Filmea de Plástico completa 15 anos em abril. Dois novos filmes de André, “Roubar um Plano” (codirigido por Lincoln Pericles) e “Quando Aqui”, feito no mês de janeiro para estar na abertura da Mostra. 


SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES 

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO 

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 27ª edição de 19 a 27 de janeiro de 2024, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil. 

O evento exibe 145 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br 


link para fotos 

Abertura Oficial

*** 

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2024.  

Participe da Campanha #EufaçoaMostra 

Na Webmostratiradentes.com.br 

No Instagram: @universoproducao    No Youtube: Universo Produção 

No Twitter: @universoprod    No Facebook: mostratiradentes / universoproducao  

No LinkedIn: universo-produção 


SERVIÇO 

27a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 19 a 27 de janeiro de 2024 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA 

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA 

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA 

Patrocínio: CBMM, AYMORÉ, ITAÚ, CIMENTO NACIONAL, CSN, ANCINE, CEMIG, COPASA/GOVERNO DE MINAS GERAIS 

Parceria Cultural e Educacional: FECOMÉRCIO MG SENAC SESC, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA 

Parceria Cultural: Spcine|Prefeitura de São Paulo  

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, TECNOGERA, CONECTA, CAFÉ 3 CORAÇÕES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO GOETHE, CTAV, CANAL BRASIL, CANAL LIKE, MISTIKA, FESTIVAL DE MÁLAGA, O2 PLAY, NAYMOVIE, DOT, THE END. 

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO 

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS 

MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL| UNIÃO E RECONSTRUÇÃO