UMA MOSTRA MOSTRA MAIS QUE MUITAS MOSTRAS
A Mostra de Cinema de Tiradentes chega a sua 28ª edição, de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, maior e mais convicta do seu papel – ser plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo apresentando ao público a diversidade da produção brasileira, com novas representatividades, com novas abordagens, personagens, estéticas, com as permanências e mudanças e com as recepções críticas desse fazer cinematográfico, além promover intensas atividades de formação, como debates, encontros e diálogos audiovisuais, rodas de conversa, oficinas, laboratório, masterclasses, lançamento de livros, performances, exposições, atrações artísticas. Uma revolução da diversidade de novas possibilidades de expressão cinematográfica e artística. Caminhos independentes de entrega à nossa cultura que refletem a autêntica vontade de fazer bem ao mundo –questão vital e ação estratégica no desenvolvimento de uma nação.
Saiba maisMostras
TEMÁTICA
Que cinema é esse?
A cada edição o esforço da Mostra de Cinema de Tiradentes é o de mapear esse conjunto irregular e numeroso de filmes, práticas e ideias, conhecer e reconhecer obras dispersas e diferentes entre si e que na maior parte dos casos não viria a público de outro modo que não fosse em um festival. Isso não quer dizer que o festival se contente em exibir filmes com exclusividade e depois se conformar com o seu anonimato histórico, mas o fundamental em dar a ver um grande e diverso espectro de produção é trazer ao público uma multiplicidade de títulos e de cineastas que desejam existir (e ter condições de existir) para além do evento que os revela. Que cinema é esse?
Homenagem
Em 2025, o evento celebra a trajetória em andamento da atriz Bruna Linzmeyer. Artista de coragem e escolhas assertivas, Bruna soma carisma rebelde, uma fotogenia rara, um talento mutante (que se transforma a cada projeto) e se apresenta como uma mulher de seu tempo, pois se vincula às lutas e a um cinema do prazer, inventivo, poético e desconcertante. Ela esteve muitas vezes nas telas da Mostra de Tiradentes, mas nessa 28ª edição Bruna Linzmeyer ela marcará sua presença como a nossa homenageada. E a honra é toda nossa.