Ficção Cor 2026

Sinopse

No entrelaçar das águas do Tapajós surge “Amassunu – O Ruído das Águas”. O curta-metragem conta a história de Maní, talentosa chef de cozinha de um restaurante de Brasília (DF) cuja realidade muda ao receber a notícia do adoecimento de sua avó, fazendo com que ela retorne para o Pará. O chamado ao regresso para sua terra natal, acaba não sendo apenas físico, mas um retorno às suas raízes, convidando todos nós a mergulhar em um oásis de texturas, cheiros e paisagens amazônicas.

Direção: Juliana Boechat e Venusto

Classificação: livre

Direção

Juliana Boechat e Venusto

Juliana Boechat é diretora e produtora com forte atuação em documentários. Assinou BSB60, o filme sobre Gisèle Santoro, o doc NÓS – Metade de Tudo, e projetos para Sebrae e para o grupo Seu Estrelo. Diretora-executiva da Claraboia Filmes, desenvolve obras de não ficção, ficção e publicidade para marcas e instituições nacionais e internacionais.

Venusto é diretor e roteirista com trabalhos que unem memória, território e diversidade. Dirigiu o documentário e a websérie Natureza Empreendedora na Amazônia e obras autorais como Aquilo que não se vê, Árvore e Terra Vermelha. Seu curta Quando as Janelas não são uma opção recebeu prêmios internacionais. Também assina direção de arte do longa Advento de Maria, reconhecido em festivais.

Créditos

Produção : Wilson Paz

Roteiro : Samir Mello

Montagem : Giovana Bellingrodt

Fotografia : Danilo Borges

Direção de Arte : Venusto

Som: Débora Zimmer

Empresa produtora : CLARABOIA FILMES

Elenco : Elenco Principal Mary Tupiassu Elizangila Dezincourt Enzo Dezincourt Luciene Santos Maria Clara Borari Participação Especial / Elenco de Apoio Saulo Jennings Jorginho Borari Isabelle Bastos Leornado Alosio Costa Pereira Iracema Nascimento Venusto