Sinopse
Junho de 1979. Centenas de exilados brasileiros reunidos em Roma discutem a proposta de lei de anistia do governo militar que absolve os torturadores.
Um jovem exilado filma o evento e guarda os negativos em um sótão, em Paris.
40 anos depois, esse material ativa lembranças do passado em alguns desses militantes, reacendendo o debate sobre a persistência do aparato repressivo da ditadura. Sequelas de uma democracia negociada ecoam no presente.
Direção: Anita Leandro
Classificação: 12 anos
Direção

Anita Leandro
Anita Leandro é documentarista e professora de cinema na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua pesquisa em torno dos acervos fotográficos das agências de repressão brasileiras deu origem ao filme Retratos de identificação (Brasil, 2014, 73 min.), prêmio do juri do Cachoeira.Doc, prêmio Arcoiris do Festival del Cinema Latino Americano de Triste, competição internacional do FIDMarseille, États Généraux du Film documentaire de Lussas, ForumDoc, Mostra Tiradentes, Cineop, EDOC de Quito, entre outros festivais e mostras internacionais e nacionais. Desde 2006, filma narradores da obra de Guimarães Rosa, no sertão mineiro. Realiza video-instalações e trabalha na constituição de um acervo de narrações de textos rosianos para o Museu Casa Guimarães Rosa. Foi coordenadora do máster profissional “Realização de documentários e valorização dos arquivos” da Universidade de Bordeaux-Montaigne.
Créditos
Produção : Maria Flor Brazil e Alice de Andrade
Roteiro : Anita Leandro e Alice de Andrade
Montagem : Anita Leandro e Isabel de Castro
Fotografia : Bené Machado
Som: Glaydson Mendes
Empresa produtora : MONTANHA RUSSA CINEMATOGRÃFICA
Empresa(s) coprodutora(s) : BANDA FILMES
Distribuidora : EMBAÚBA FILMES
Elenco : Hamilton dos Santos, Luiz Eduardo Greenhalgh, Heloísa Greco, Branca Moreira Alves, Denise Crispim e outros.
