Documentário Cor 2026

Sinopse

Após 40 anos, o documentarista italiano Mario Gianni retorna à Amazônia para cumprir uma promessa feita aos Yanomami: projetar seu filme na aldeia. Em uma jornada que vai de Roma até as florestas amazônicas, ele reflete sobre suas memórias e as transformações da região, enquanto descobre que a preservação do bioma e da vida no planeta está intrinsecamente ligada aos povos que ali vivem.

Direção: César Meneghetti e Mario Gianni

Classificação: livre

Direção

César Meneghetti

César Meneghetti é artista brasileiro que vive entre São Paulo e Roma. Formado em Comunicação Visual pela FAAP e especializado em Londres e Roma, desenvolve obras sobre questões sociais, migração e fronteiras. Exhibiu seus trabalhos em mais de 38 países, participou de mais de 70 mostras e realizou cerca de 60 filmes e vídeos. Ao longo de 20 anos, recebeu mais de 60 prêmios, bolsas e menções.

 

Mario Gianni

Mario Gianni é cineasta e fotógrafo, ativo desde os 14 anos. Nos anos 1970 integrou o ambiente artístico da Roma de Fellini, Antonioni e Pasolini, sendo também amigo e fotógrafo de Glauber Rocha. A partir dos anos 1980 dirigiu documentários sobre minorias étnicas para emissoras como RAI e RTSI, viajando pelos cinco continentes. Realizou mais de 600 filmes, parte deles preservados no Fondo Mario Gianni do Arquivo Histórico do Instituto Luce.

Créditos

Produção : Renato Dorneles

Roteiro : César Meneghetti e Mario Gianni

Montagem : César Meneghetti

Fotografia : Gabriel Sager Rodrigues, César Meneghetti e Mario Gianni

Som: Li Rassier

Empresa produtora : Falange Produções

Empresa(s) coprodutora(s) : Casadeforça Produções, Filmservice solutions e Panda Filmes

Elenco : Mario Gianni, Povo indígena Yanomami das comunidades de Maturacá, Ariabú e Maiá, José Ivanildo de Melo.